Sob o lema “ Promovendo a Pesquisa e Treinamento em Agricultura para fortalecer a Segurança Alimentar” a Faculdade de Ciências Agronómicas realizou as suas Xª Jornadas Cientificas no dia 30 de Junho de 2023.

A Xª edição foi realizada no modelo híbrido, numa época em que vários países estão preocupados em trazer, implementar estratégias e programas concretos com vista a garantir que a humanidade viva fora do mapa da fome, e alcance a segurança alimentar e nutricional, assim como promova uma agricultura sustentável até 2030, de forma a cumprir os “Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UN SDG’s)“.

Uma oração proferida pelo Pe. Brito Fernando, Capelão da FCA e do IED, antecedeu a abertura do evento. No momento seguinte, o Engenheiro Sueco Albino Cipriano, Director da Faculdade, deu boas vindas aos presentes e de seguida, convidou o Vice-reitor para área académica, o Prof. Doutor Nelson Amade em representação do Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, para proceder com o acto solene de abertura.

Na sua intervenção, o Vice-reitor agradeceu a presença de todos e desejou boas vindas, tendo ainda explicado que as Jornadas Científicas constituem um momento impar de reflexão conjunta sobre os diferentes problemas que preocupam a sociedade. Citando o Papa Francisco na sua mensagem dirigida à Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura no ano de 2022, referiu que é necessário uma acção coordenada da comunidade internacional para responder a fome no mundo, pois a crise alimentar é um dos grandes desafios das sociedades, e a Universidade hoje, trás resultados de pesquisas concretas que são de indispensáveis aplicações em programas que visam trazer soluções concretas para promover a segurança alimentar e nutricional.

A Palestra inaugural da Xa edição das Jornadas Científicas da Faculdade de Ciências Agronómicas, foi proferida pelo Engenheiro José Uachisso Savanguane, Docente e Pesquisador na FCA. O tema principal da palestra foi sobre o “Contributo das Instituições de Ensino Superior e de Investigação Agrária na garantia da Segurança alimentar e nutricional”, na ocasião o orador defendeu que para sairmos da Insegurança alimentar e cumprir a agenda 2023, é responsabilidade de todos os intervenientes sociais, desde sociedade civil, especialmente os estudantes e investigadores, que durante a pesquisa, devem estar alinhados com relação as políticas plasmadas pelo estado e identifiquem os problemas concretos que a sociedade enfrenta, de forma a avançar com propostas específicas para implementação de soluções concretas, que poderão garantir aumento da produção e produtividade em área de produção.

Estiveram presentes no evento, a sociedade civil, a União Nacional dos Camponeses, docentes e alunos da Escola Secundária Geral de Cuamba, Escola Secundária Padre Eugénio Menegom, o Serviço Distrital de Actividades Económicas de Cuamba, o Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Cuamba, docentes e estudantes da FCA e IED, e vários internautas que acompanhavam o evento através das plataformas digitais Zoom e Facebook.

Por:  Kelven Paulo Jorge Popinsky e Ideque Ragú

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo