Trata-se de Cristina Rafael, da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Moçambique (UCM), do curso de Engenharia Eletrotécnica 3° ano, que no passado dia 14 de Junho de 2023, numa das Faculdades da Universidade Zambeze (Unizambeze) recebeu o prêmio de Melhor Negócio liderado por Mulher, inserido na competição de Planos de Negócios Agrícolas, uma iniciativa da GIZ (uma empresa Alemã que oferece serviços, a nível mundial, na área da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável) em parceria com a UCM e a Unizambeze.

A competição tinha como objectivo premiar ideias inovadoras no âmbito do Empreendedorismo agrário Universitário, tendo na ocasião sido premiadas 4 ideias inovadoras de estudantes da UCM e Unizambeze, respetivamente.

A premiação decorreu nesta que é a etapa final de Planos de negócios GreenMoz Tranformers, onde participaram cerca de 30 estudantes  da UCM, assistidos por 3 formadores.

Na ocasião fez-se saber que os empreendedores irão contribuir para o Desenvolvimento rural sustentável e estimular inovações na cadeia de valor de agronegócio, aumentando assim a produtividade e rendimento dos produtos, bem como estimular a criação de emprego.

A estudante Cristina Rafael, mostrou-se bastante satisfeita com a premiação, acrescentando que o seu projecto é fruto de muito empenho e dedicação, e assegurou que com o prémio de meio milhão de meticais, irá materializar o seu projecto de criação de uma plataforma de vendas agrícolas.

Na ocasião, Martinus Ruijten, líder da equipa GIAE, frisou que os vencedores receberão apoio técnico e assistência na criação e gestão do seu projecto.

Falando durante o evento, a Directora da Faculdade de Engenharia-UCM, Engª. Cornélia da Natividade Alberto Gafah, agradeceu a todos participantes, de modo particular os estudantes das duas Universidades que aceitaram o desafio de participar na competição de melhores projetos agrícolas.

De referir que o projecto criado pela estudante Cristina Rafael, consiste na implantação de uma agência, que será a ponte entre o produtor e o potencial mercado de venda. A ligação será feita através de uma plataforma digital que fará o registo de produtores e a respetiva divulgação dos produtos, possibilitando assim a visualização por parte dos clientes e a posterior requisição.

Numa primeira o projecto será implementado na província de Manica, cidade de Chimoio.

Por: Fibion Sithole – Relações Públicas

Revisão: Departamento de Comunicação e protocolo