A celebração da Páscoa Interuniversitária na Extensão da Universidade Católica em Maputo, teve lugar no passado dia 26 de Maio de 2023, um evento organizado pela Pastoral Universitária da Extensão.

A cerimónia foi marcada por uma celebração eucarística presidida pelo Capelão da Extensão, o Padre Rodriguês Chizenga, onde também concelebraram o Director da Extensão de Maputo, Padre Virgílio Arimateia Domingos, SJ, Nkalimile Armando Katema.

Na sua homilia, o presidente da missa, falou sobre a necessidade da oração no tempo pascal e não só, ciente de que a oração ajuda a manter os olhos abertos, atentos aos sinais da presença de Deus.

No final da celebração eucarística, o Director da Extensão, Padre Virgílio Arimateia Domingos, SJ, saudou os participantes do evento e agradeceu pela presença.

Outro momento que marcou a Páscoa Interuniversitária na Extensão da UCM em Maputo, foi a palestra sobre a Páscoa, ministrada pelo representante do Instituto Superior Maria Mãe de África (ISMMA), o Padre Vasco Sitoe. O sacerdote, ressaltou que a celebração da Páscoa é um momento importante dos Cristão, pois nela recorda-se a ressurreição de Jesus Cristo.

Dando continuidade da sua explanação, o Padre Vasco, acrescentou que com sua ressurreição, Jesus Cristo, apresenta um novo significado da Páscoa, a esperança de uma vida melhor, a libertação diante das maldades praticadas.

Participaram das celebrações da Páscoa Interuniversitária em Maputo, estudantes, docentes, corpo técnico administrativo (CTA), representantes do Instituto de Educação à Distância (IED) – Centro de Recursos de Maputo, Instituto Superior Dom Bosco, Instituto Superior Maria Mãe de África (ISMMA).

Texto: Dinea Vanila Matias

Imagens: Jordan Marizane