A cerimónia do lançamento da primeira pedra para ampliação da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), teve lugar no dia 12 de Junho de 2023 e foi dirigida pelo Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Padre Filipe Sungo.

Para dar início ao evento, coube a Irmã Rafaella Dorsali, dirigir a oração de abertura e de seguida o Arquitecto da Obra, Davide Melar, apresentou o projecto arquitetónico da ampliação da Faculdade de Ciências de Saúde, onde destacou que as obras terão duas fases.

No seu discurso, o Magnífico Reitor da UCM, explicou que as obras de ampliação da FCS, enquadram-se no plano estratégico 2023 – 2027, que através do mesmo a Universidade Católica de Moçambique entende que a qualidade na formação oferecida por uma instituição de ensino, está dependente da qualidade, quantidade e diversidade de espaços, infraestruturas e equipamentos. É neste sentido que a UCM é desafiada a expandir, requalificar e apetrechar infraestruturas institucionais com vista a garantir tecnologias adequadas para o processo de ensino e aprendizagem.

Para o dirigente da UCM, o lançamento da primeira pedra de ampliação da FCS, que consiste na construção de salas de aulas, concretiza as prioridades de um dos grandes desígnios da Universidade, pois irá disponibilizar novos serviços aos estudantes e docentes e melhor oferta formativa.

Não pretendemos apenas erguer paredes, disse o Reitor, acrescentando que os espaços que as futuras infraestruturas devem ser usados para produção científica e académica, e desta maneira são criadas as condições para a sustentabilidade do projecto educativo e formativo na instituição.

Na conclusão da sua intervenção, agradeceu a todos e acrescentou que a ampliação da Faculdade de Ciências de Saúde, também surge em resposta as necessidades elencadas pela direção daquela faculdade, ao se aperceber da insuficiência de infraestruturas para o processo formativo.

O representante dos executores da obra, Vieira Magalhães, partilhou que á adjudicação do projecto de ampliação da FCS á empresa que representa (Soares da Costa – actual Sociedade Construções do Índico) é uma honra. O Eng. Vieira Magalhães, disse ainda que a Soares da Costa tudo fará para o cumprimento com qualidade de todos os requisitos impostos. O mesmo, apresentou de forma breve as obras desenvolvidas pela Soares da Costa a nível da Província de Sofala.

Participaram do lançamento da primeira Pedra de ampliação da Faculdade de Ciências de Saúde, os Vice-Reitores, membros de direção das Faculdades da Região 1, assessores, colaboradores e estudantes da FCS.

De referir que, a conclusão das obras de ampliação desta Faculdade, tem uma previsão de 10 meses.

Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima – Assessora para área de Comunicação e Protocolo

Fotos: Samissone Bernardo (FCS)