Na sua Va Edição, a Feira de simulação empresarial teve lugar no passado dia 27 de Maio, na Faculdade de gestão de recursos florestais e faunísticos (FAGREFF), uma actividade inserida no plano curricular da cadeira de Projecto de Simulação Empresarial para o Curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria.

O evento juntou mais de 30 pequenas e médias empresas, entre elas, a Reserva Especial do Niassa, Instituto Nacional de Segurança Social, IPAJ, EMOSE, Vodacom, TmCel, Hospital Provincial de Lichinga, TVM, Palma Seguros, Autoridade Tributária de Moçambique, pequenas empresas de confeitaria, entre outras.

A cerimónia da abertura do evento foi dirigida pelo Director da FAGREFF, Mestre Viegas Wirssone Nhenge, que na sua intervenção, apresentou o contexto actual do sector empresarial na província do Niassa, auxiliando-se dos resultados do último Censo disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os estudantes do 4º ano do curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria, fizeram a simulação das empresas por si criadas, nomeadamente, a Papelaria DREX, Multi Consultoria, Lda. e a EDF Auditores e Consultores, estudantes do 4º ano do curso de GREFF e estudantes do 4º ano do curso de Direito.

Durante a realização da feira, a Reserva Especial do Niassa, um dos fortes parceiros da FAGREFF, apresentou parte do material utilizado na caça furtiva e explicou a funcionalidade de cada.

A Reserva do Niassa, partilhou ainda que como forma de reduzir a caça furtiva, tem estado a sensibilizar as comunidades na adesão ao artesanato, com vista a produção de materiais que posteriormente serão comercializados aos turistas, o que também permite a geração de renda.