O evento teve lugar no passado dia 30 de Maio do ano em curso, na Sala Magna da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da Universidade Católica de Moçambique e contou com a presença dos membros de Direção, colaboradores, estudantes da Faculdade e convidados.

A cerimónia da apresentação da obra Lipondo” -Terapia Surda, iniciou com notas de boas vindas, preferida pela Diretora da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, Professora Doutora Bianca Gerente, onde saudou os presentes e agradeceu a autora do livro, por ter escolhido a Faculdade para apresentar a sua obra que é um exemplo de fé, resiliência, inspiração e uma ferramenta para fortalecer a proteção dos direitos humanos das mulheres e crianças. Razão pela qual, acrescentou que a sua expectativa em relação ao evento, era que todos saíssem do mesmo mais unidos em torno da causa.

Em seguida, coube a Dra. Sofia Vasco, docente da Faculdade, apresentar a biografia da escritora e uma nota introdutória sobre o livro.

Dora Chipande, autora de “Lipondo” -Terapia Surda, explica que o nome “lipondo” significa buraco ou precipício, e justificou a escolha do nome porque sua obra retrata exatamente um abismo, um assunto profundo, obscuro e que ninguém quer vivenciar. E terapia surda pois esta é uma forma de buscar a cura pelo trauma que desenvolveu após sofrer violência sexual na sua infância, durante muitos anos.

A autora conta ainda que, a decisão de escrever um livro sobre a temática está ligada à sua intenção de despertar a consciência da sociedade sobre a violência sexual, um assunto real e que as vítimas levam a vida inteira para se curar. Dora Chipande, sente-se privilegiada por ter o apoio da sua família, estes carregam uma responsabilidade emocional por terem lhe escutado, acto que segundo a escritora é uma acção sublime de empatia e coragem para com quem sofre este trauma.

Durante a apresentação do “Lipondo”, houve espaço de interação com os participantes, estes felicitaram a escritora pela coragem em expor o seu trauma para ajudar outras “sobreviventes” deste acto bárbaro. Na mesma senda, os participantes sugeriram a autora no sentido de futuramente publicar um livro para o público infantil e com testemunhos de outras vítimas.

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de assistir um momento cultural que juntou o teatro e a poesia, apresentado pelo grupo cultural da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática.

Para o encerramento da cerimónia, a Diretora da Faculdade, Professora Doutora Bianca Gerente, deixou ficar as considerações finais, onde mais uma vez reiterou os agradecimentos aos presentes e na sequência abriu-se o espaço a venda do livro e sessão de autógrafos.

Por Hassna Abdulai e fotos de Julião Lucas

Revisão: Departamento de Comunicação e protocolo