Dom Diamantino, inaugura a Igreja de Sao Tiago Maior

Depois de beneficiar-se de trabalhos de restauração, a Igreja de São Tiago Maior de Tete, um espaço dedicado a espiritualidade e encontros religiosos para os membros da Comunidade académica da Faculdade de Gestão de Recursos Naturais e Mineralogia da Universidade Católica de Moçambique, foi nesta quinta-feira, 01 de Junho, reaberta ao culto, uma cerimónia que foi dirigida por sua Excelência Reverendíssima Dom Diamantino Guapo Antunes, Bispo de Tete, com a presença do Magnífico Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, o Governador de Tete, Dr. Domingos Viola, o Presidente do Conselho Autárquico de Tete, Dr. César de Carvalho, o Director do Gabinete da Secretária do Estado, Dr. Paulo Cassicai, a Directora da Faculdade, Professora Doutora Sílvia de Nascimento, os demais membros de direção e a comunidade académica da FAGRENM.

Após o corte da fita, o Bispo de Tete abençoou as paredes da Igreja, num gesto simbólico de restauração do local.

Seguiu-se a celebração eucarística presidida por Dom Diamantino, onde concelebraram vários sacerdotes, incluindo o Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique.  Durante a homilia da missa de acção de graças, o Prelado agradeceu a UCM pelo apoio na reabilitação da Igreja e destacou a sua importância histórica e futura.

Dom Diamantino, recordou que a cidade de Tete já contava com a graça de ter a Igreja São Tiago Maior, mas com a restauração, a sua beleza ganha maior destaque, sendo motivo não só para visita e admiração, mas também uma ocasião privilegiada do encontro com Deus.

Intervindo na ocasião, o Magnifico Reitor da UCM, destacou a importância da Igreja São Tiago Maior de Tete, como sendo um espaço inclusivo e acolhedor para todos, sem distinção de religião.

“A inauguração desta Igreja é um marco importante em nossa jornada como uma Universidade que valoriza a diversidade e a espiritualidade, dessa forma queremos garantir que os nossos estudantes, professores e funcionários tenham a oportunidade de nutrir sua fé, encontrar consolo e promover um diálogo inter-religioso saudável”, afirmou o Magnífico Reitor.

Na sua intervenção, o Presidente do Município da Cidade de Tete, disse que com a reinauguração da Igreja, a Universidade Católica de Moçambique, destaca-se como uma instituição que reconhece a importância da espiritualidade na formação de seus estudantes e na promoção de um ambiente universitário inclusivo e diversificado.

Por sua vez, o representante da Secretária de Estado em Tete, explicou que o evento representa um passo importante, por ser um espaço destinado a manifestação do amor ao próximo, um acto que demonstra o compromisso da igreja na promoção de acções de carácter social que se juntam aos esforços do governo e de parceiros no desenvolvimento das várias actividades a nível da Província.

Para o Governador da Província de Tete, a Igreja de São Tiago Maior, conserva consigo parte da história da evangelização da Província. Domingos Viola, enalteceu as acções  levadas a cabo pelo Bispo da Diocese de Tete, na restauração de varias infraestruturas na Diocese.

No final da sua intervenção, o Governante também enalteceu a UCM pelo seu compromisso em atender as necessidades da comunidade académica, proporcionando um lugar para aprofundar a espiritualidade e fomentar o respeito mútuo entre diferentes religiões.

De acordo com a informação partilhada pela Diocese de Tete, a Igreja de São Tiago Maior de Tete, foi fundada em 1562 pelos Missionários Dominicanos que assumiram a sua cura pastoral.

Por: Ana Paula Meque – Relações Públicas

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo