Watch video

Trata-se dos laboratórios de Engenharia civil, Eletrotécnica, Físico-químico e Microbiológico, que após uma requalificação, foram entregues a Faculdade de Engenharia (FENG) na cidade de Chimoio, uma acção inserida no plano estratégico da instituição.

A cerimónia, foi dirigida por Sua Excelência Ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Daniel Nivagara, com a presença do Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, o Vice-Reitor para Administração e Finanças, Professor Doutor Armindo Tambo, a Diretora da Faculdade de Engenharia, Enga. Cornélia da Natividade e membros de direção, a Reitora da Universidade Púnguè, Professora Doutora Emília Nhalevilo, o Director do Instituto de Educação á Distância da UCM, Professor Doutor Narane Talaquichande, alguns membros de direção da Região 1, representantes do Governo da Província de Manica, representantes de diferentes instituições do ensino, docentes e CTA da FENG e parceiros.

Durante a cerimónia, a comitiva teve a oportunidade de assistir à simulação do funcionamento de alguns equipamentos instalados nos laboratórios, onde os responsáveis responderam as questões apresentadas pelo Ministro, com destaque para a capacitação dos formadores, prestação de serviços a sociedade e manutenção dos equipamentos.

Para além dos laboratórios, a comunidade académica da Faculdade de Engenharia beneficiou-se de uma gruta dedicada a Imaculada  Conceição, que recebeu a bênção do Capelão da faculdade, o Padre Jorge.      

Intervindo na ocasião, a diretora da Faculdade, Enga. Cornélia, fez apresentação técnica das infraestruturas que acabavam de ser inauguradas. Onde ressaltou que com as instalações entregues, “o perfil laboratorial da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Moçambique, permite uma ascensão para um conceito moderno de instituição do ensino superior, que não se restringe apenas a lecionação, investigação, inovação e extensão agrária, mas agrega serviços de sustentabilidade institucional, com impacto no desenvolvimento da sociedade”. A diretora da FENG partilhou que com vista a contribuir com soluções dos problemas da sociedade moçambicana, em particular aos desafios da província, a Faculdade está aberta para a criação de parcerias com as demais instituições.

Fazendo o uso da palavra, o Magnífico Reitor, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, explicou que a inauguração dos laboratórios, testemunha o compromisso crescente da UCM em servir cada vez melhor a sociedade moçambicana, através da formação técnico-científica e humanista dos estudantes, de modo que sejam agentes dinamizadores de mudanças na vida das comunidades locais.  De acordo com o Magnífico Reitor, a disponibilização dos laboratórios, é o culminar do caminho percorrido pela Faculdade de Engenharia da UCM desde a sua criação, associada a necessidade de fortalecer o domínio cientifico e experimental dos cursos de engenharia, o que permitirá maior conciliação entre a teoria e a prática dos estudantes.

Na continuidade do seu discurso, o dirigente, enalteceu alguns momentos importantes na história da Faculdade de Engenharia, no que se refere a conciliação da teoria e prática, destacando a inauguração do primeiro laboratório de analise de alimentos em 2011, a ocupação da serralharia mecânica em 2012, o microscópio recebido para o reforço de análises microbiológicas em 2013, a aquisição dos primeiros equipamentos para auxiliar o processo de ensino no curso de engenharia civil em 2016, o apetrechamento de laboratório de engenharia eletrotécnica, civil e mecânica entre os anos de 2017 à 2021.

O Magnífico Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, acrescentou ainda que, para além de permitir que a Universidade tenha capacidade para lecionação teórica e prática dos cursos de engenharias, os laboratórios inaugurados abrem espaço para introdução de áreas de especialização e mestrado em engenharia.

No seu discurso, o Professor Doutor Daniel Nivagara, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, disse que a inauguração dos laboratórios, representa um crescimento da Universidade Católica de Moçambique, ciente que esta esta irá contribuir no seu alinhamento aos padrões de qualidade, dentro das exigências internacionais.

Segundo o governante, os laboratórios representam uma componente importante de verificação e conformação das condições requeridas para o funcionamento de um curso de engenharia. É desejo do Ministério de Ciências, Tecnologias e Ensino superior, que com a inauguração das instalações, a UCM possa emprestar o seu saber e o seu conhecimento às comunidades, às empresas existentes em Manica e ao país no geral, através da formação de quadros qualificados, mas segundo Nivagara, isso passa pela certificação dos laboratórios, a formação e treinamento contínuo dos gestores dos laboratórios e formadores, pois só assim é que se pode tirar o máximo de proveito dos equipamentos existente. A formação do pessoal técnico para a manutenção operacional, poderá garantir o maior tempo de vida útil dos equipamentos, segundo recomendou Daniel Nivagara.

O dirigente do pelouro do ensino superior em Moçambique, exortou a Universidade Católica de Moçambique, a elevar as qualificações dos docentes e do corpo técnico e administrativo da Faculdade de engenharia, pois este é também um dos aspectos que contribui para a qualidade no ensino superior. Outro anseio partilhado por Nivagara, é que nos novos laboratórios, se maximize a utilização das infraestruturas tecnológicas existentes, formando quadros competentes de acordo com a demanda do sector produtivo no contexto da era digital, por isso que as instituições do ensino superior não podem formar para o desemprego.

Na conclusão da sua intervenção, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Daniel Nivagara, apelou às instituições do ensino superior existentes no país, a investirem na construção de instalações de raiz e que estas estejam devidamente equipadas, garantindo assim o normal decurso do processo de ensino e aprendizagem.

Na cerimónia da inauguração dos laboratórios da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Moçambique, também estiveram estudantes de diferentes cursos, os principais beneficiários destas infraestruturas. Estes mostraram-se satisfeitos com disponibilização deste espaço que garante a concretização das aulas teóricas.

Por: Rogério Maduca Joaquim – Assistente Técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima – Assessor do Vice-Reitor de Administração e Finanças – Para Comunicação e Protocolo   

Galeria

Noticias Relacionadas