A cerimónia teve lugar no dia 1 de Maio do ano em curso, na Faculdade de Ciências de Saúde na cidade da Beira, dirigida pelo Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, os Vice-Reitores, o Capelão e os colaboradores do centro regional 1.

Falando durante o evento, o Magnífico Reitor da UCM, recordou que durante o dia 1 de Maio, os cristãos Católicos não celebram apenas o Dia dos Trabalhadores, mas também o dia do Padroeiro Universal da Igreja – São José Operário. Citando o Papa Francisco, na Carta Apostólica Patris Corde, acrescentou que o trabalho se torna uma oportunidade de realização não só para o próprio trabalhador, mas sobretudo para o núcleo originário da sociedade – a família. A pessoa que trabalha, seja qual for a sua tarefa, colabora com o próprio Deus, torna-se em certa medida criadora do mundo que a rodeia. É nesta perspetiva que o dirigente da Universidade Católica de Moçambique, apelou os trabalhadores a seguirem o exemplo de São José, desenvolvendo o seu trabalho com humildade, resiliência e responsabilidade, cabendo a cada um desenvolver próprias potencialidades e qualidades, colocando a disposição da sociedade.

O Professor Doutor Padre Filipe Sungo, louvou o esforço, a dedicação e o espirito de serviço dos colaboradores da Universidade, é por essa razão que a celebração do dia dos trabalhadores serve para enaltecer a dignidade com o trabalho e o seu significado, enquanto integrantes da família UCM.

De acordo com o Magnífico Reitor, o emprego na UCM não pode ser apenas para alcançar o bem-estar merecido e justo, mas uma missão que deve ajudar a contribuir para a realização de um projecto de vida, onde os estudantes da instituição no futuro se tornem profissionais empreendedores e criativos, assumindo sempre uma postura digna com sentido ético e de compromisso solidário, por isso que os colaboradores são chamados a participar com a sua marca indelével e insubstituível, reconhecendo que todos os trabalhadores tem a mesma dignidade e valor, independentemente da atividade que cada um desempenha.

Durante as celebrações por ocasião do Dia Internacional do Trabalhador, o Reitor da Universidade Católica de Moçambique, homenageou os colaboradores destacados nas unidades orgânicas de acordo com critérios previamente indicados, um acto que consistiu na entrega de diploma de mérito e troféu. Esta Acão deixou os galardoados satisfeitos, por levarem para casa uma lembrança que será eterna.

Ainda dentro das comemorações, foram ainda entregues os prémios das três melhores equipes do torneio de Futsal que decorreu ao nível da Região 1, por ocasião do 1º de Maio, onde sagrou-se campeã a Equipe da Faculdade de Ciências de Saúde, seguido da Faculdade de Economia e Gestão e terceiro lugar esteve a equipe da Reitoria.

A homenagem aos colaboradores da Universidade Católica de Moçambique, foi replicada nas demais unidades orgânicas.

Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

Revisão-  Paula Mugirima – Assessora de Comunicação e Protocolo