A visita inserida na monitoria do projecto “ReAgir às mudanças climáticas: jovens  da Beira na reflexão e ação para o Bem Comum”,  teve lugar no passado dia 17 de Abril. O referido projecto está sendo implementado desde Novembro de 2021, pelo Centro de Investigação Santo Agostinho – CISA.

A Delegação da União Europeia (UE) chefiada pela Dra. Paula Vazquez Horyaans, da Cooperação da União Europeia em Moçambique, acompanhada pelo Dr. Mário Saraiva Ngwenya, director da Cooperação Moçambique – União Europeia.

Os visitantes foram recebidos pela direção da Faculdade de Economia e Gestão, representada pelo Administrador, Msc. Micas Rego e pelos representantes do Centro de Investigação, o Prof. Dr. Geraldo Vunguire e Msc. Roberto Mendes, acompanhados por alguns dos beneficiários do projecto, nomeadamente estudantes e membros das comunidades de Nhangau e Matacuane.

Após a apresentação das partes, seguiu-se a partilha dos resultados parciais do projecto pelo Professor Geraldo. E na sequencia a chefe da delegação da europeia Dra. Paula Vazquez Horyaans agradeceu à UCM por ter abraçado a causa das mudanças climáticas e por estar a trabalhar com jovens da comunidade universitária e das comunidades rurais e urbanas, pois estes representam o futuro do país e do mundo e a questão das mudanças climáticas é uma preocupação internacional e cada uma destas acções tem os seus resultados, a longo prazo.

Na ocasião, o Administrador da FEG, Msc. Micas Rego agradeceu à União Europeia pelo financiamento do projecto e reafirmou o comprometimento da faculdade, assim como da universidade no seu todo, no cuidado da Casa Comum, ressaltando que o projecto vem a responder ao anseio expresso pelo Papa Francisco, na sua encíclica Laudato Si. Deste modo, “nós estamos de mãos abertas e dispostos a receber outros projectos que olhem para o bem comum e para o desenvolvimento sustentável”, concluiu o administrador.

Durante a visita, a Delegação da União Europeia, teve a oportunidade de conhecer o viveiro do projecto, onde estão aproximadamente 400 mudas de mangueiras que futuramente serão plantadas nas comunidades de Nhangau.

De referir que, o projeto ReAgir às Mudanças Climáticas, nasceu de um trabalho continuado entre a FGS – Fundação Gonçalo da Silveira de Portugal e o CISA,  e das preocupações e necessidades partilhadas no âmbito das Alterações Climáticas e da sua ligação à Extensão Universitária, com o apoio do CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, através de experiências de Aprendizagem-Serviço, sendo cofinanciado pelo Camões IP.

Por:  Fidência Moreira e Geraldo Vunguire

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo