Inserido nas celebrações da Páscoa Interuniversitária, o evento teve lugar no passado sábado, 22 de abril, no Salão da Escola Nossa Senhora de Fátima, cidade da Beira (centro de Moçambique). O mesmo foi antecedido por uma celebração eucarística, presidida pelo Padre José Coutinho, Chanceler da Arquidiocese da Beira e Capelão da Região 1, que durante a homilia, referiu que a páscoa interuniversitária, é uma oportunidade de suplica pelas instituições do ensino superior de modo que estas sejam iluminadas, inspiradas pela sabedoria de Deus, sendo lugar de harmonia e humanização.

Falando em representação do Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, o Professor Doutor Armindo Tambo, Vice-Reitor para Administração e Finanças, iniciou a sua intervenção explicando que a UCM promove a páscoa Interuniversitária por acreditar que experiencia cristã não exclui outras experiencias religiosas, pois as promessas do Cristo ressuscitado têm alcance universal na medida em que apelam o respeito pela dignidade humana. A vivencia num mundo em que a busca da Fraternidade, solidariedade, reconciliação, de justiça e paz, é um projeto que deve ser partilhado e todos devem almejar, sublinhou.

Ainda de acordo com o Prof. Armindo Tambo, o papel da universidade não se afina exclusivamente na formação de futuros profissionais, mas assume também um pepel relevante do ponto de vista social, cultural, ético e cívico, incluindo o papel de caracter humanista, onde o conhecimento está ao serviço de uma formação integral.

O representante do Magnífico Reitor, continuou a sua intervenção ressaltando que o conceito de fraternidade não pode ser entendido de forma redutora, aplicando-se apenas ao cristianismo, pois o verdadeiro sentido tem um alcance inclusivo onde toda humanidade é chamada a partilhar um sentimento de pertença comum, respeitando a diversidade que habita em cada um, o que significa também reconhecer que “somos diferentes culturalmente, mas iguais em termos de dignidade”.

Na conclusão da sua alocução, o Vice-Reitor para administração e finanças, recordou que a Universidade Católica de Moçambique, promove em Novembro do ano em curso o VI Congresso Internacional, sob o lema: “Universidade Católica de Moçambique, promovendo a fraternidade em prol do desenvolvimento sustentável”.

A celebração da páscoa interuniversitária, foi também marcada por uma palestra com o tema: “A pertinência da fraternidade em tempo de crise humanista: ressonância da Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco”, ministrada pelo Professor Pedrito Cambrão, da Universidade Zambeze. De acordo com o orador, a sociedade tende a ser mais egoísta e individualista, o que aumenta a crise humanista, por isso propõe uma transfiguração social, o que passa pelo reconhecimento da pessoa humana, havendo equidade na sociedade, e que a riqueza seja distribuída.

Há perdas de valores na sociedade, por isso o palestrante acrescentou que há valores sociais, culturais, eclesiais e éticos que devem ser resgatados, sob o risco de termos uma sociedade de “rebotes”, pois apenas o reconhecimento do outro pode nos fazer valer.

O representante da Comunidade Sant’ Egídio em Sofala, Nelson Moda, foi um dos participantes do evento. Em entrevista aos jornalistas, o mesmo lamentou o posicionamento dos jovens na sociedade, que é resultado de um passado não bem transmitido a juventude, e outros fenómenos sociais, como a violência da economia global e da tecnologia, o que os torna expectadores e consumistas, contrariando a necessidade de serem protagonistas do próprio futuro.

Da Universidade Católica de Moçambique, tomaram parte do evento membros de direção das unidades orgânicas da região 1.

A realização da V edição da Páscoa Interuniversitária, foi uma iniciativa da Universidade Católica de Moçambique, em colaboração com as demais instituições do ensino superior que actuam na Beira, nomeadamente a Universidade Chipande, Universidade Licungo, Universidade Zambeze, Universidade Jean Piaget e Universidade aberta Isced. O mesmo evento contou com a participação de representantes destas instituições, incluindo estudantes.

Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

Paula Mugirima – Assessora do Vice-Reitor de Administração e Finanças – para Comunicação e protocolo