A cerimónia do lançamento da campanha, teve lugar no dia 14 de Abril, no distrito de Nicoadala, provincial da Zambézia, a mesma foi orientada pela Administradora do Distrito, Adelina Tirouso. Na ocasião, a governante fez saber que o governo do distrito acolheu com maior satisfação a iniciativa levada a cabo pela Universidade Católica de Moçambique, através da Faculdade de Ciências Sociais e Política.

Ainda de acordo com Adelina Tirouso, após a passagem do ciclone Freddy naquela região, a maior parte da população perdeu sua capacidade financeira, por isso que a campanha promovida pela UCM, irá permitir que a população adquira o seu documento de identificação.
Por sua vez, o Professor Doutor Lino Marques Samuel, Director da Faculdade de Ciências Sociais e Política, iniciou a sua intervenção saudando a população do distrito, em nome do Magnífico Reitor da UCM, referenciando ainda que a actividade promovida pela UCM e parceiros, visa facilitar a população daquela região na aquisição do Bilhete de identificação. O director   FCSP, acrescentou ainda que a mesma actividade é desenvolvida no âmbito da Extensão Universitária.
Numa primeira fase com duração de 30 dias, prevê-se que sejam emitidos cerca de 1000 (mil) bilhetes de identificação, e em resposta ao pedido do Governo provincial e distrital, haverá a segunda fase.
Presente no evento, o Director provincial dos serviços de identificação civil da Zambézia, agradeceu a Universidade Católica de Moçambique, pela emissão de Bilhetes de identidade para população. Esta é a primeira vez que uma instituição de ensino superior cria parceria com o governo, para produção de documentos, segundo acrescentou o director provincial.

Relações Públicas da FCSP

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo