No passado dia 15 de Março de 2023, vários estudantes da Faculdade de Economia e Gestão da UCM, divididos em quatro (04) grupos, apresentaram propostas de projetos de inovação, uma atividade inserida na parceria entre a Universidade Católica de Moçambique e a GIZ para implementação do Projecto Emprega-UNINOVA (Competição de planos de negócios) cujo objectivo é estimular a criação, o apoio e o financiamento de soluções empreendedoras inovadoras para o meio rural, contribuindo para a criação de Startups sustentáveis inovadoras com potencial para a criação de empregos e transformação setorial.

Para apresentação dos referidos projectos, os estudantes beneficiaram-se de uma capacitação ministrada pelos docentes da FEG, durante o segundo semestre do ano 2022, onde receberam instruções focadas no processo de design centrado no homem, modelagem de negócios e planeamento.

Depois de uma avaliação pelo júri constituído por representantes da sociedade civil, classe empresarial, GIZ, Instituto Nacional de Emprego e Universidade Zambeze, dentre as varias iniciativas apresentadas, a distinção foi para o projeto de “Produção de Raçao” para pequenos produtores, garantindo assim o acesso à ração de qualidade.

Na última quarta-feira, 12 de Abril, o estudante Josué Figueira, em representação do grupo vencedor, recebeu das mãos do Dr. Paulo Roíde, representante da iniciativa, o contrato e a primeira transferência no valor de MT 30.000,00 (Trinta mil meticais), a cerimonia de entrega teve lugar no Gabinete da Directora da Faculdade.

Na ocasião, a Professora Doutora Ana Júlia, dirigente da FEG, agradeceu o esforço dos estudantes e encorajou com vista a darem continuidade do projecto, criando uma empresa que possa alavancar os pequenos produtores. O acto da entrega, foi testemunhado por alguns membros de direção da Faculdade, Coordenadores dos cursos de economia e contabilidade, docentes e outros estudantes que fazem parte do referido grupo.

Por: Fidência Moreira

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo