Trata-se do Prof Nicholas Haas e Dra Isabelle Roschart, ambos de nacionalidade Alemã, que durante 6 meses estiveram em Moçambique em mobilidade académica, um processo inserido na parceria existente entre a Universidade Católica de Moçambique e a Universidade Ludwig Maximilians da Alemanha. Na passada sexta-feira, 24 de Março, despediram-se da instituição após um encontro com o Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professora Doutor Padre Filipe Sungo, acompanhado do Vice-Reitor para Área de Administração e Finanças, Professor Doutor Armindo Tambo e o Vice-Reitor para Área Académica, Professor Nelson Amade.

Durante a permanência em Moçambique, os referidos professores auxiliaram de forma significativa no processo de formação de médicos em serviço da Beira, com destaque para profissionais (médicos) da UCM – FCS e do Hospital Central da Beira, em matéria de Ecografia cardíaca pediátrica, onde adicionalmente abordaram durante a formação assuntos ligados a cardiologia pediátrica, concretamente as malformações cardíacas mais frequentes, manejo e diagnostico de doenças cardíacas endocardite, miocardite, insuficiência cardíaca, entre outras doenças.

Neste processo estiveram envolvidos cerca de 17 médicos, dos quais 10 concluíram o curso com sucesso.

Ainda relacionado com a sua colaboração no processo formativo, os estudantes do 4º à 6º ano do curso de medicina, beneficiaram-se de aulas ministradas pelos professores alemães em matéria de cardiologia pediátrica.

Ao longo destes 6 meses a Dra. Isabel apoiou na estruturação de consultas externas de cardiologia pediátrica no hospital, alem da formação que esteve a dar e deu várias aulas e formações na área de pediatria e pediátrica cardiológica, incluindo um acompanhamento de extrema importância aos estudantes na Clínica universitária.

As iniciativas desenvolvidas por Nicholas e Isabelle, incluem ainda a criação de um instrumento para reporte de ecografia e ECG, criação de um livro de avaliação ecográfica que pode facilitar aos médicos para uma consulta rápida.

Durante a despedida, os professores alemães doaram à Universidade Católica de Moçambique, dois equipamentos alocados à Faculdade de Ciências de Saúde, nomeadamente, 1 Ecógrafo portátil e 1 eletrocardiograma. E como um bom acolhedor, a UCM ofereceu alguns brindes aos visitantes, e na mesma ocasião foi feita a foto que vai eternizar a ocasião.

Rogério Maduca Joaquim – Assistente Técnico de Comunicação

Revisão:  Paula Mugirima – Assessora do Vice-Reitor de Administração e Finanças para Área de Comunicação e Protocolo