A obra literária “XIRICO” – Vozes de PAZ em Moçambique, pertence ao académico e escritor Nelson Moda, a sua apresentação na província de Manica teve lugar no dia 21 de Fevereiro do ano em curso, no salão Dom Francisco Sílota, na Faculdade de Engenharia na cidade de Chimoio. A obra apresenta um relato de guerra civil em Moçambique através das vozes das testemunhas.

Na ocasião, coube a Directora da Faculdade de Engenharia, a Engª. Cornélia da Natividade Alberto Gafah, tecer as notas de boas vindas aos participantes, num evento marcado pela participação de diversas individualidades académicas, governamentais, políticas e estudantes. Onde também agradeceu pela escolha da Faculdade de Engenharia para acolher o evento.

Os apresentadores da obra Xirico no evento, nomeadamente, o Prof. Dr. Alexandre Zavala, Director da Escola Superior de Jornalismo em Manica e a Prof. Dra. Emília Nhalevilo, Reitora da Universidade Púngué, foram unanimes em dizer que Xirico busca dar voz aos moçambicanos de todos os estratos sociais e alinhamentos políticos sobre um marco na história do país, por isso mesmo o consideram como um documento valioso para as futuras gerações.

Na obra prefaciada pelo fundador da Comunidade de Santo Egídio, Andrea Riccardi, constam entrevistas com os principais negociadores dos Acordos Gerais de Paz, com destaque para Joaquim Chissano, ex-presidente e signatário do AGP e o antigo Chefe da delegação da Renamo, actual Embaixador de Moçambique junto a Santa Sé, Raúl Domingos. Para além destes, o autor apresenta 250 testemunhos de homens e mulheres de diferentes idades, grupos sociais e políticos, que contam sobre os factos vividos durante o período da guerra civil.

De recordar que “Xirico” era uma marca de rádios portáteis de fabrico moçambicano, muito popular em Moçambique, um aparelho pelo qual muitos puderam acompanhar em direto informações sobre o processo das negociações e a assinatura dos Acordos Gerais de Paz em 1992.

No final do evento, houve espaço para autógrafos e sessão de fotos.

Relações Públicas – Fibion Sithole