A visita aos doentes do Centro de saúde do distrito do Dondo em Sofala que teve lugar no passado sábado, 11 de fevereiro, enquadra-se nas celebrações do Dia Mundial do Doente, celebrado anualmente na mesma data.
Durante a atividade a comitiva que representava o Centro Regional 1, dividia em três grupos, fez uma visita guiada, tendo percorrido os diferentes serviços hospitalares, com destaque para a maternidade, medicina e pediatria, onde visitaram e saudaram os doentes que se encontravam na unidade sanitária. A visita foi também marcada por momentos de oração e doação de lanche aos doentes.
No final da visita, a Directora Adjunta Pedagógica do Instituto de educação a distancia, Dra. Manuela Pery agradeceu pela recepção. Agradecimentos que também vieram do director clinico do Centro de saúde, Dr. Nono Manuel, que reconheceu o gesto da UCM.
Integravam a comitiva do Centro Regional 1 em visita ao Centro de Saúde do Dondo, a Directora Adjunta Pedagógica do IED, Dra. Manuela Pery, o Capelão do Centro Regional 1, Pe. Coutinho Maquita, Coordenadores da Pastoral Universitária do IED, FCS e FEG, o Dr. João Alfredo, Dra. Atija Pililão e Irmã Guida Baptista, os assistentes dos serviços sociais do IED, FCS e FEG, a Dra. Maria Maibaze, Dr. Bonito Pedro, Dra. Lucinda Paulino, Dra. Saugineta Cuinhane e Dra. Aive Chindia, o Coordenador do Departamento de HIV da FEG, Dr. Aberto João Alberto, a Conselheira da FCS, Enfermeira Benjamina Pililão e estudantes do curso de Enfermagem. Em representação da direção provincial de saúde em Sofala, esteve o Enfermeiro Chefe, Alberto Mugadui.
Refira-se que, o 11 de fevereiro, foi instituído em 1992, pelo Papa João Paulo II, como Dia Mundial do Doente. Esta é também uma ocasião de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade.
Elaborado por: PUAS Região I