A Reitoria da Universidade Católica de Moçambique, acolheu nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, a celebração eucarística de acção de graças pelos 20 anos de serviço da Irmã Ana Fontana, religiosa Ursulina, que serviu a instituição desde a sua chegada à Moçambique.

A missa desta terça-feira, presidida pelo Magnifico Reitor da UCM, o Professor Doutor Padre Filipe Songo, foi uma ocasião de despedida da religiosa que muito contribuiu para instituição. Este facto foi referido pelo presidente da celebração durante a sua homilia, onde inspirado pelo Evangelho do dia, descreveu a Irmã Ana, como uma intercessora para o bem da humanidade, através da sua presença pastoral, entre outras actividades do âmbito académico.

Na continuidade da sua alocução, o Magnifico Reitor, recordou aos participantes da celebração, que dentro da Universidade Católica, os integrantes devem cultivar e promover os valores de aproximação a Deus, numa sociedade que clama por homens interpelados pela causa divina da salvação, e a UCM contribui com a parte académica.

Na sua intervenção, a religiosa que também foi coordenadora do Centro de Investigação Santo Agostinho – CISA, sublinhou que dentro dos objetivos que levaram ela a Moçambique, ainda há muito por se fazer, salientando que deu o seu melhor na formação dos jovens, como agentes transformadores.

Após a celebração eucarística, os participantes da missa, nomeadamente, Professor Doutor Armindo Tambo e Professor Doutor Nelson Amde, Vice-Reitores para as áreas de administração e finanças e para área académica, incluindo os assessores e funcionários em geral, tomaram parte de uma confraternização, onde a Irmã Ana, recebeu algumas recordações.

Vale ressaltar que foi em março de 2003, que Irmã Ana Fontana, iniciou a sua missão na Universidade Católica de Moçambique, onde coordenou o ano propedêutico na Faculdade de Economia e Gestão, e o Centro de Investigação Santo Agostinho. Este último, é o cargo que a religiosa ocupou até a sua despedida, onde proporcionou a abertura de horizontes para a Doutrina Social da Igreja, concretamente na pesquisa com enfoque na cultura da Paz.

Irmã Ana Fontana, deixa a UCM e Moçambique, para desempenhar novas tarefas confiadas pela sua congregação – Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração de Maria.

Texto e Imagens: Rogério Maduca

Revisão: Paula Mugirima