A Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique, realizou uma formação para inquiridores, nos dias 06 a 09 de Dezembro do ano em curso, na sala São Tomas de Aquino. Este treinamento é relativo a um projecto que a Faculdade ganhou, com o tema a relação entre as populações da zona tampão e o Parque Nacional do Gilé: uso dos recursos naturais e algumas projeções demográficas. Trata-se de uma pesquisa a realizar em parceria com a Biofund com o qual a Faculdade de Educação e comunicação assinou uma subvenção de três anos.

Com o objectivo de conhecer e treinar os instrumentos de recolha de dados, o treinamento contou com a participação dos professores, Bonifácio da Piedade que mediou o tema sobre procedimentos na pesquisa com a comunidade, Frans Haanstra que falou do contexto da pesquisa, a metodologia, Miguel Ali que mediou o treino a partir dos dispositivos (Tablet) e 12 estudantes do 3º Ano do curso de desenvolvimento comunitário e serviço social que receberam o treinamento como inquiridores da pesquisa a ser realizada.

No final do treinamento, os estudantes afirmaram que os conteúdos tratados nos quatro dias foram muito interessantes e aproveitaram a ocasião para agradecer a equipa de facilitadores e iniciativa da Faculdade e sublinharam que foram dias de muita aprendizagem.

Texto. Vânia Bênesse e Prof. Bonifácio da Piedade

Imagens. Vânia Bênesse