A Extensão da Universidade Católica de Moçambique (UCM), em Maputo, realizou uma visita ao Orfanato Esperança, localizado no Distrito Municipal de Ka-Tembe, localidade de Inguidi.

O orfanato, que está sob a alçada do Governo, conta com 19 crianças residentes permanentemente, duas maiores de idade. Destes, uma tem 24 anos, e com doença mental; e um perdido, proveniente da África de Sul, de 22 anos e que já foi integrado no trabalho. O orfanato, serve também, de local de acolhimento de crianças em transferência para outros centros ou para integração social na família. Crianças com idade superior a 12 anos, provenientes do Infantário 1º de Maio de Maputo, também são referidas para este orfanato, até a sua integração social na família, enquanto recebem assistência de tipo médica, educação, assistência psicológica, de ONGs que operam na Ka-Tembe, e famílias de boa fé.

A Extensão da UCM, em Maputo, já vinha realizando uma campanha de arrecadação de donativos e valores monetários desde o dia 12 de Outubro – dia do Professor. A campanha estendeu-se até o mês de Novembro, para ajudar na celebração do Natal Solidário a decorrer no dia 16 de Dezembro. O Natal Solidário, irá integrar todas as crianças do Infantário 1º de Maio que irão se deslocar até ao Orfanato Esperança.

A Extensão da UCM, em Maputo, foi representada por alguns membros do corpo técnico administrativo,  docentes e estudantes. No acto da visita, foram entregues os itens arrecadados e o valor monetário como forma de contribuição para ajuda de compra de artigos alimentares para o almoço do Natal Solidário. Durante a visita, os professores da UCM realizaram actividades de interacção com as crianças como jogos, conversas e brincadeiras sobre o tema direitos das crianças.

Relações Públicas: Dinea Vanila Matias

Imagens: Adérito Guirrugo