Com o lema “prevenção é a palavra de ordem contra o cancro da próstata” realizou-se no dia 16 do mês em curso na Faculdade de Gestão de Turismo e informática, uma palestra sobre a Consciencialização do rastreio do cancro da próstata alusiva as comemorações do novembro azul – mês mundial de combate ao cancro da próstata. A palestra que foi organizada pelo departamento de Saúde Género e HIV da faculdade, teve início as 9h30 minutos e começou com uma nota de boas vindas proferida pela directora da faculdade, Dra. Bianca Gerente que na ocasião informou que neste ano, a Universidade Católica de Moçambique esta a promover esta campanha sobre Novembro Azul e que a instituição tem um departamento de SGHIV que realiza actividades de consciencialização sobre a Saúde Sexual e Reprodutiva, Género e HIV, tendo afirmado ainda que a palestra serviria para ajudar a cada um dos participantes a ser portador da mensagem e partilhar a outras pessoas.

A palestra focou dentre os conceitos de Próstata, Cancro da Prostata; sintomas, causas; como começa o cancro da próstata, factores de risco, como se diagonstica; prevenção e tratamento. Durante a explanação do orador o Dr. Benjamim Lindon, médico em exercício na Direcção provincial de Saúde, foi possível perceber que o cancro da próstata é um tumor maligno da próstata, uma glândula exclusivamente masculina que se situa logo abaixo da bexiga e que envolve a uretra. Prosseguindo, disse que para esta doença é muito importante o diagnóstico precoce pois quando mais cedo for feito o rastreio mais fácil será a cura, o diagnostico pode ser feito através da biópsia; exame PSA (Antígeno Específico Prostático); Toque rectal e ecografia prostática. Para prevenção recomendou a aderência a dieta rica em frutas e vegetais; redução do consumo de gorduras saturadas; prática de exercícios físicos; realização de exames médicos de controle, redução do consumo de álcool e cigarro. Para o tratamento informou quanto for diagnosticado cedo, pode ter cura e há uma cirurgia para o efeito. Depois da explanação, houve momento de colocação e esclarecimento de dúvidas, que foram respondidas pelo orador e o outro palestrante acompanhante, Dr. Saíde Sualehe, onde dentre as varias questões focou-se a falta de material especializado para a realização de alguns exames; o facto de as consulta serem muito caras. Augusto Dambe, conselheiro em Saúde da FGTI questionou se as ITS teriam alguma relação com doença e como fica o paciente depois de operado; os palestrantes responderam que havia sim, uma relação entre esta enfermidade e as ITS mas afirmaram que depois de operação há sim melhorias mas o melhor é o diagnóstico precoce e a prevenção.

Outras perguntas colocadas foram a respeito dos mitos do rastreio, o facto do rastreio ser feito através do ânus, o que desencoraja muitos jovens a aderirem a estes serviços; a falta de informação. Nesta circunstância o palestrante apelou que as pessoas deviam deixar estes mitos e cuidar da doença porque o cancro da próstata é a doença masculina que mais mata em Moçambique. Um aspecto mencionado pelo orador é que pouca ou quase ninguém se dirige ao rastreio muito mais nas cidades, mas no campo as pessoas aderem a estes serviços. Dra. Hermingarda Rapalião Jemuce que na ocasião, moderou a palestra, agradeceu pela rica palestra e chamou a Professora Bianca para intervenção final, que por seu turno agradeceu aos palestrantes e a DPS dizendo que o evento alcançou os objectivos e reforçou a mensagem de sensibilização aos homens a não deixarem para mais tarde e aderirem ao rastreio para prevenir esta doença. No final fez-se uma foto de família com todos os participantes do evento que terminou por volta das 11 horas. Depois do evento a directora da UCM-FGTI e os palestrantes da DPS reforçaram a ideia de que eventos como estes devem ser feitos não só no mês de novembro, mas noutros meses do ano porque aprende-se muito. Participaram doa palestra mais de 30 pessoas, dentre a direcção da FGTI; docentes, CTA, estudantes e os palestrantes.

Por: Hermingarda Rapalião Jemuce (Docente e coordenadora de SGHIV)