A Extensão da Universidade Católica de Moçambique (UCM), em Maputo, realiza no dia 28 de Outubro de 2022, as III Jornadas Científicas sob o lema: “Ninguém pode pensar que o enfraquecimento da família como a sociedade natural fundada no matrimónio seja algo que beneficia a sociedade” (Amoris Laetitia, nº 52).

O evento iniciou com uma oração de abertura, dirigida pelo Director da Extensão da UCM,  Maputo, Prof. Doutor Padre Virgílio Arimateia Domingos, SJ. Em seguida, o Director convidou ao Magnífico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, para proferir o seu discurso de abertura. Onde, agradeceu a toda a comunidade académica pelo esforço colectivo, e a todos que aceitaram o convite e estiveram presentes, agradeceu também a todo corpo Docente e não Docente que se associou as III Jornadas Científicas da Extensão da UCM, em Maputo. E com estas palavras, declarou aberta as III Jornadas Científicas.

O evento contou com as presenças do Bispo Emérito de Nacala, Dom Germano Grachane, como o 1º Orador Principal, tendo apresentado o tema: “Universidade e Extensão Universitária: lugar de formação integral e humanizante das famílias vulneráveis em tempo de crise.”

E do Prof. Doutor Tomaz Salomão, PCA do Banco Standard Bank, como o 2º Orador Principal, tendo apresentado o tema: “Um olhar sobre a sustentabilidade económica num momento de crise financeira em Moçambique.”

Os dois oradores principais fizeram parte do presídio junto ao Magnífico Reitor da UCM, o Director da Extensão de Maputo e a Directora-Adjunta Pedagógica.

Nesta perspectiva, foram apresentados os diversos temas de forma subsequente, tendo respeitado os intervalos para questões, intervenções e debates.

Texto: Dinea Vanila Matias

Imagens: Jordan Marizane