Trata-se da realização daX Jornada Cientifica da Universidade Católica De Moçambique Faculdade de Engenharia, (UCM- FENG), realizada no dia 21 de Outubro (sexta-feira) do ano em curso. O evento teve início pelas 8h:30 no salão Dom Sílota, o qual subordina-se ao lema: “Engenharia na promoção do bem-estar e do Desenvolvimento Tecnológico Sustentável”

Para dar início as actividades programadas, coube ao capelão da Faculdade de Engenharia, Pe. Jorge Manuel Augusto, orientar a oração inicial, e de seguida a Directora da Faculdade a Eng. Cornélia da N. Alberto Gafah, proferiu as notas de boas vindas aos presentes. Na ocasião, o Vice-reitor da Universidade Católica de Moçambique, para a área académica, Prof. Doutor Nelson Amade, em representação do Magnifico reitor Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, apontou que as jornadas cientificas proporcionam momentos de experiência entre os participantes, fortalecem as redes de investigação entre as instituições de ensino, de investigação, do governo, da sociedade civil e do sector empresarial. Na mesma senda, o Vice-reitor, destacou que a jornada cientifica objetiva promover debate académico e reflexões em torno do cenário atual e dos desafios da era digital e da pandemia da Covid-19 na engenharia para Moçambique.

Para terminar a sua intervenção, o Vice-reitor, reiterou que o resultado apresentado nesse fórum é fruto do saber fazer relacionado a ciência declarando assim, abertas a X Jornada da FENG.

Já a Directora do Serviço Provincial de Assuntos Sociais, Maria de Lurdes Brige, na sua intervenção, expressou imensos agradecimentos a Direção da FENG, pela iniciativa e organização do evento, que muito contribui na implementação das ações do governo nas áreas de divulgação de conhecimento para a promoção do desenvolvimento cientifico e tecnológico, dos diversos sectores e instituições. Na mesma ocasião, exortou a todos os docentes, investigadores e estudantes que participaram ativamente da X jornada que fizessem desse um fórum de apresentação e debate de resultado cientifico de forma aberta e franca que possa contribuir para o desenvolvimento da província. Concluiu

Seguiu-se a este momento a apresentação da aula inaugural pelo Prof. Doutor Frank Franque, sob lema: Engenharia na promoção do bem-estar e do Desenvolvimento Tecnológico Sustentável, do qual debruçou sobre vários aspectos a destacar:

•  A engenharia e o bem-estar
  •  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  •  Impactos da engenharia nos ODS
  •  A tecnologia e o bem-estar e os impactos da tecnologia nos ODS

Foram apresentadas 70 comunicações, apresentados em 10 painéis paralelos nas áreas de Engenharia e Ciências Sociais.

Vários momentos marcaram a realização das X Jornadas Científicas da FENG a destacar: canto, dança, visita as exposições dos diversos cursos ministrados, teatro e fotografia. Num outro desenvolvimento, e já para terminar com as actividades o Vice-reitor em nome do Magnifico reitor enalteceu o abnegado e esforço dos painelistas pelos trabalhos apresentados por criarem oportunidades para a divulgação de projectos de investigação e resultados de pesquisas e experiências realizadas por estudantes, docentes e investigadores com impacto nas comunidades e para as comunidades.

Relações Públicas

Fíbion Sithole