A Faculdade de Ciências Agronómicas da Universidade Católica de Moçambique (UCM – FCA) Abriu suas portas ao público de Cuamba e acolheu uma tarde literária abrilhantada pelo Clube de Escritores Poetas e Amigos do Niassa (CEPAN) no dia 25 de Outubro de 2022.

Foi dado a conhecer aos estudantes pré-universitários e distintos convidados, os cursos que a Faculdade oferece, suas saídas profissionais e foi-lhes dada inspiração para escolha do curso que irá complementar sua formação superior.

O evento que teve o seu ponto alto com a Conferência e debate sobre a vida e obra do Poeta mor José Craveirinha que, nasceu a 28 de Maio de 1922 e veio a falecer a 06 de Fevereiro de 2003 aos 80 anos de idade, deixando um legado para a literatura Mundial com obras renomadas como Karingana uakaringana e Xigubo.

Diferentes momentos na tarde literária, foram abrilhantados pelo Recital de Poesia, teatro, música e Stundup Comedy.

O evento começou com uma Oração de abertura proferida pelo Pe. Brito Fernando, Capelão da FCA, e teve lugar na Sala magna que permitiu acolher mais de 130 Pessoas entre; Sociedade civil; Estudantes pré-universitários acompanhados de seus dirigentes; Organizações públicas e Privadas.

Durante a cerimónia de abertura o Eng. Sueco Albino Cipriano deu boas vindas aos presentes, convidou-os a apostarem numa formação íntegra e qualitativa na FCA, na mesma ocasião apresentou a comunidade académica da FCA.

Os estudantes Pré-universitários e distintos convidados tiveram o privilégio de conhecer as instalações da FCA, através de uma visita guiada pela Secretaria, sala de informática, biblioteca, casa de máquinas agrícola, campos agrícolas e o viveiro da Faculdade.

Por. Kelven Popinsky – Assistente de Relações Públicas