A Faculdade de Educação e Comunicação acolheu, nos dias 11 e 12 de Outubro do ano em curso, uma Formação dos Capelães, Assistentes Espirituais e Agentes da Pastoral, da Universidade Católica de Moçambique. Este evento reuniu cerca de 45 membros de todas as Unidades Orgânicas da UCM, e teve lugar no Auditório da Faculdade, inicialmente com a celebração eucarística presidida por Dom Inácio Saúre, Arcebispo da Arquidiocese de Nampula.

A UCM preocupa-se com a evangelização dos membros, respeitando, contudo, a liberdade de consciência e em conformidade com os princípios da doutrina do Ecumenismo, do diálogo Inter-religioso e do diálogo entre a Igreja e a Sociedade.

Foram abordados na formação temas como o lugar do Pluralismo Religioso, como criar uma cultura inclusiva dos jovens não católicos, valores católicos na Universidade sem discriminação religiosa, mediação de conflitos na comunidade académica e gestão de situações de corrupção e jovens universitários em prol de um mundo solidário.

De acordo com a intervenção do Capelão – Mor da UCM, Reverendo Padre Arcanjo Sitimela, o encontro criou oportunidade para reflectir sobre a missão da Universidade que é a investigação científica e a busca da Verdade. E como agentes da pastoral universitária de uma Universidade Católica que é um universo plural, criou oportunidade de aprender que só se pode criar uma cultura de inclusão dos jovens não católicos se todos forem abertos ao diálogo e capazes e cultivar o espírito de tolerância, o que significa o respeito pelo outro na diferença religiosa, e abrir um espaço para diferentes ideias para criação de uma actividade.

No final de sua intervenção o Padre Arcanjo Sitimela, recomendou aos formandos, antes de tudo, a necessidade de desenvolver o espírito e pertença à instituição, ajudar a garantir a equidade em todas as acções com respeito a diversidade cultural, étnica, racial, religiosa e de género.

Por. Berlinda Eugénio Paulino – Relações Públicas

Imagens. Vânia Bênesse – Assist. Relações Públicas