A Extensão de Gurúè, da Universidade Católica de Moçambique (UCM), recebeu no passado dia 11 de Outubro, a visita da Dra. Maria Semedo, Assessora do Vice-Reitor da Administração e Finanças para Área de Saúde, Género e HIV, no âmbito da monitoria ao Programa de Saúde sexual e Reprodutiva.

À sua chegada a Extensão, foi recebida pela Direcção, composta pelo Director, Mestre Aldo de Roberto Covane e pela Directora Adjunta Pedagógica, Mestre Mércia Francisco. No encontro foi abordado o objectivo da visita, tendo a Assessora recebido da Direcção uma visão geral sobre as actividades levadas a cabo pela coordenação do núcleo de departamento ao nível da unidade orgânica.

A visita compreendeu ainda um encontro com a coordenadora do Departamento de Saúde, onde foi inteirada das actividades que têm sido realizadas pela coordenação, pelo Gabinete de Aconselhamento e Testagem em Saúde (GATS) e pelo núcleo de HIV. Ficou a par também dos desafios enfrentados e visitou o gabinete de aconselhamento.

Ainda no âmbito da monitoria, teve lugar um encontro (chá de aconselhamento), onde além da Direcção, participaram os colaboradores e os membros do núcleo N’namulikana.  Na sua intervenção, a Dra. Maria falou da importância da disciplina de Habilidades de Vida como um diferencial no graduado da UCM. Abordou o que se espera em termos de actividades desenvolvidas pelo Departamento como um todo, das actividades que se avizinham, tendo incentivando o comprometimento de todos como forma de honrar o apoio que recebem da Universidade e seus parceiros. Os participantes deixaram ficar as suas contribuições na forma de desafios, necessidades e contribuições.

A visita terminou com um encontro com a Direcção, onde a Dra. Maria fez um balanço positivo do que ouviu e viu.

Por: Eleonor Gonçalves Covane e João Pinho