No passado dia 23 de setembro do ano corrente, a Faculdade de Gestão de Turismo e Informática realizou a suas IX Jornadas Científicas, com o lema “Meio ambiente e tecnologia: o contributo da academia para o desenvolvimento sustentável em Moçambique“.

O evento início com a oração de abertura presidida pelo assistente espiritual da faculdade, e contou com a presença da Directora da Faculdade Professora Doutora Bianca Gerente, que esteve acompanhada na mesa do presídio pelo Director Adjunto Pedagógico Dr. Domingos Rhongo, a Administradora da Faculdade Dra Marília Bartolomeu, o Magnifico Reitor Professor Doutor Padre Filipe Sungo (que esteve a acompanhar o evento na plataforma virtual). Contou também com a presença do Exmo senhor vereador para área de Educação em representação de Sua Excelência Presidente do Município de Pemba, alguns membros do governo provincial, Docentes, pessoal técnico administrativo (CTA) e toda a comunidade académica da FGT.

A Directora da Faculdade deu as notas de boas vindas a todos os participantes e convidou a dar uma atenção especial aos conteúdos a serem apresentados e sobretudo ao lema das jornadas científicas. De seguida, convidou ao Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Padre Filipe Sungo para fazer a abertura oficial das IX Jornadas Cientificas. O magnifico Reitor, na sua intervenção disse que, é essencial que toda a comunidade académica, saiba que a preservação do ambiente é algo importante. pois, o país necessita de pessoas capacitadas e dotadas de conhecimentos para dar o seu contributo na resolução dos problemas ambientais. Frisou ainda que todas as mudanças precisam de um caminho educativo, mas também sublinhou, “o saber fazer é o caminho do uso sustentável dos recursos”. Com estas palavras, declarou aberta as IX Jornadas Científicas da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. Foram no total 18 temas desenvolvidos e apresentados por alguns docentes, investigadores e estudantes, divididos em dois painéis.

O Conferencista principal do evento, Prof. Dr. Ringo Benjamim Victor, fez uma abordagem em torno do tema “Tecnologias Aplicadas a Estudos Ambientais: um olhar sobre levantamento pedológico” e na sua explanação disse que, entendem-se como Geo-Tecnologias a análise e processamento de informações. As Geo-tecnologias são usadas em desastres, através de satélites que captam informações.

E nas suas últimas palavras disse que a escolha do tema, cinge-se na necessidade de subsidiar os agricultores e sociedade no geral.

Nesta perspectiva, a Professora Dra. Dília Vaz, coordenadora do Departamento de Centro de Pesquisa da Faculdade, fez uma breve abordagem em torno dos aspectos ambientais no que diz respeito ao uso sustentável dos recursos naturais no que concerne a sobrevivência e desenvolvimento da sociedade. O evento foi marcado e abrilhantado também por uma belíssima exposição de vários produtos agrícolas (vegetais), artigos reciclados na base de matéria orgânica, tecelagem e crochê, vídeo de simulação de cheias na cidade de pemba, mapa de zonas de riscos de erosão, um laboratório móvel ilustrando o funcionamento do sistema informático e uma apresentação e divulgação dos cursos ministrados na Faculdade assim como as saídas profissionais dos mesmos.

Texto: Leonor Bento Anajambala- Assistente de Relações Públicas

Fotos: Tersílio Natal