A Universidade Católica de Moçambique, graduou 686 técnicos superiores sendo 18 Doutores, 52 Mestres e 616 Licenciados da Faculdades de Educação e Comunicação; Direito e Instituto de Educação a Distancia, no passado dia 23 de julho do ano de 2022, na cidade de Nampula.

A cerimónia de outorga de graus, teve lugar no Pavilhão de desportos do Clube Ferroviário de Nampula, antecedida da celebração eucarística, ministrada pelo Pe. Avelino Arlindo. Durante a sua homilia, relembrou aos presentes que por ocasião da cerimónia agradecemos a Deus, fonte de toda a ciência e de todo o verdadeiro saber e, temos a consciência de sermos filhos de Deus, que conduziu os nossos irmãs e irmãos a graduação de nível superior das diversas ciências oferecidas pela UCM em Nampula.

No segundo momento da cerimonia, o Vice-Reitor para área acadêmica da UCM, Professor Doutor Nelson Amade, referiu que a colocação no mercado de emprego dos graduados de elevada preparação para enfrentar os desafios contemporâneos do país e do mundo é uma das formas que a UCM encontra para reiterar o seu compromisso de levar a formação e a investigação científica em prol do desenvolvimento sustentável de Moçambique em particular do mundo em geral.

Por sua vez o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Prof. Dr. Daniel Nivagara, disse que o país conta com mais sujeitos activos na busca de soluções para os problemas que afectam a comunidade local, através do conhecimento científico rumo ao progresso, de igual modo, apelou aos graduados a pautarem pela ética, sabedoria, respeito e justiça, valorizando a imagem e o compromisso de fazer a UCM uma instituição de ensino superior de excelência.

Por. Vânia Bênesse e Berlinda Eugénio

Fotografias: Iran Baptista