Realizou-se no passado dia 30 de Junho do corrente ano, no Centro Comunitário Multifuncional de Energias Renováveis, no Bairro da Munhava, na cidade da Beira, o lançamento do Programa de Promoção, Uso e Aproveitamento de Energias Renováveis de Biomassa (Biogás e Carvão Ecológico). Na ocasião, foi demonstrada a produção de carvão ecológico e gás doméstico, a partir de resíduos de biomassa de origem vegetal e animal. Participaram da cerimónia, o Presidente do Conselho Municipal da Beira, Albano Carige, Vereador de Saúde, Acção Social e Gênero, Emiliano Mateus, Vereador de Construção e Urbanização, Augusto Chindero Manhoca, Directora de Acção Social e Gênero, Amélia Zacarias, Director da FACE, Hélder dos Santos, Representante da Universidade Unilicungo, Prof. Doutor António Suluda, representante do Lar Filoe, Irmã Hortência, entre outros convidados. O Instituto de Educação à Distância da UCM, foi representado por Coordenador e Assistente do Departamento de Pesquisa e Extensão Universitária, senhores Mafoio Bacar Júnior e Nialette Cunha, respectivamente.

No âmbito de Extensão Universitária, o IED, através do Departamento de Pesquisa e Extensão Universitária, em coordenação com o Centro Comunitário Multifuncional de Energias Renováveis, pretende estabelecer uma cooperativa de treinamento, produção e venda de carvão ecológico por meio de resíduos sólidos no Posto Administrativo de Nhangau, com vista a reduzir os níveis de desmatamento do mangal naquela parcela da Província de Sofala.