Watch video

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e a Faculdade de Gestão de Turismo e Informática organizaram no dia 20 de junho do ano em curso, uma mesa redonda alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, com o lema: “Todos temos direito de encontrar segurança”. Este evento realizou-se na Sala Magna da faculdade e teve o seu inicio as 08:00, onde estiveram presentes 70 participantes provenientes de instituições públicas, organizações não-governamentais e a comunidade académica. 

A Directora da Faculdade, Prof. Dra. Bianca Gerente deu a nota de boas vindas aos participantes e de seguida procedeu com a abertura da sessão. Em seguida, foi apresentado o primeiro painel que tinha como tema: “A Protecção internacional dos refugiados e sua aplicação no ordenamento jurídico moçambicano” e era composto por Dr. José Fischel Andrade (Chefe do Escritório da ACNUR-Cabo Delgado), que na apresentação abordou sobre o contexto histórico sobre o quando institucional e legislativo de proteção do refugiado. Por outro lado, o Dr. Gilroy Fazenda em representação da Procuradoria da República da Província de Cabo Delgado, igualmente abordou sobre o quadro legal interno e destacou a Lei nº 21/91 sobre a proteção jurídica do refugiado ao nível interno.

Já o segundo painel tinha como tema: “O Papel das Organizações da Sociedade Civil na protecção dos deslocados internos, e estava compostopor Prof. Bianca Gerente (UCM), Dr. António Nota (Caritas) e Dra. Anita Oniva (OIM), onde destacaram o papel desempenhado pelas suas instituições e organizações no âmbito da protecção dos deslocados internos de Cabo Delgado.

No final do evento ainda decorreu uma exposição de artesanato e feira gastronómica em que os participantes puderam apreciar o grandioso recanto cultural da Província de Cabo Delgado.

Texto e revisão textual: Dr. Arquimedes Caetano / Fotos: Tercílio Natal

Galeria

Noticias Relacionadas