No âmbito da celebração da Páscoa Interuniversitária, que teve lugar no passado dia 20 de Abril de 2022 nas instalações da Extensão de Gurué da Universidade Católica de Moçambique uma palestra com o lema “Trabalhar para o bem comum, um dever de cristão” A palestra foi antecedida com a celebração eucarística presidida pelo Assistente espiritual da Extensão de Gurué, Padre Agostinho Vasconcelos.

A palestra sobre o lema “Trabalhar para o bem comum, um dever de cristão” teve como orador o Prof. Doutor Pe. Daniel Raúl e como moderador o Dr. Mutela Supinho.

Antes do início da Palestra, foi convidado o Dr. Mutela Supinho, que fez uma breve apresentação do orador. No início da palestra, o orador, manifestou a sua gratidão, satisfação e honra, saudou os presentes tendo destacado a comunidade académica da UCM.

O orador, no seu discurso afirmou que o bem comum e o trabalho estão inseridos dentro da doutrina social da igreja, e que a doutrina social da igreja é o espaço de diálogo entre a igreja e a sociedade, a doutrina social responde à questão de se os cristãos em geral perante os dramas do mundo não podem resolver todos eles rezando apenas.

Bem comum nada mais é do que o próprio bem particular de cada indivíduo, enquanto este é parte de um todo ou de uma comunidade: “O bem comum é o fim das pessoas singulares que existem na comunidade, como o fim do todo é o fim de qualquer de suas partes”. Ou seja, o bem da comunidade é o bem do próprio indivíduo que a compõe. O indivíduo deseja o bem da comunidade, na medida em que ele representa o seu próprio bem. Assim, o bem dos demais não é alheio ao bem próprio

Também abordou sobre o ganho do bem comum, que é uma actividade ou exercício que deve ser feito entre o estado e o próprio cidadão. Chegado ao fim da Palestra Interveio da Directora Adjunta Pedagógica, Mestre Mércia João, saudou a todos presentes e expressou votos gratidão pela disponibilidade do Palestrante.

Por: João Pinho – RP