No âmbito do dia do Doente (11 de fevereiro), o Centro Regional Um da Universidade Católica de Moçambique (Faculdade de Ciências de Saúde, Faculdade de Economia e o Instituto de Educação a Distância), visitou no dia 25 de fevereiro do corrente ano, Centro de Saúde de Marrocanhe, arredores da cidade da Beira, para passar algumas horas de conforto com pouco mais de 70 crianças dos zero aos cinco anos de idade, em consultas de risco (CCR), acompanhadas pelas suas mães.

O Centro de Saúde foi inaugurado aos 13 de outubro de 2007 pelo saudoso Presidente do Conselho Municipal da Beira, Eng. Daviz Mbepo Simango. O mesmo, conta com um total de 8 funcionários de saúde, dos quais: 3 enfermeiros, 2 técnicos de medicina preventiva e 3 serventes.

De acordo com o programa, a Comunidade Académica do Centro Regional Um da UCM na Beira, era composta pelos membros de Direção, o Capelão, Docentes, Estudantes, Assistência Social, Relações Publicas e pela Pastoral. O encontro iniciou com uma recepção e apresentação por parte do enfermeiro chefe, Enfermeiro João João, seguida de uma oração proferida pelo capelão do Centro Regional Um, Padre Maquita Coutinho. Instantes depois, o Presidente do Centro Regional Um, Ramires Mlucasse, teceu algumas considerações, dizendo,’’ a comunidade académica da UCM na Beira, em nome do Magnifico Reitor, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, não ficou alheia ao dia do doente, portanto, não estávamos e nunca estivemos indiferentes, informou que estávamos juntos na dor e na alegria”. Destacou que na comitiva faziam parte, estudantes finalistas para dar uma mini palestra e uma breve conversa com as mães em caso de dúvida sobre aspectos ligados a nutrição nas crianças. Frisou ainda, que para além de pouco, trazíamos uma cesta básica para compartilhar com as crianças.

Para a palestra, a Dra. Atija Pililão, docente do curso de Enfermagem Superior e coordenadora da pastoral na Faculdade de Ciências de Saúde, orientou aos estudantes de medicina geral e enfermagem a iniciarem com a palestra sobre a Nutrição na criança. As estudantes explicaram o que uma mãe deve dar como primeira refeição ao seu filho, entre outras informações pertinentes. Por fim, a equipe da Acção Social acompanhada pelos membros de Direção do Centro Regional Um, fizeram a distribuição da cesta básica. Estas agradeceram e pediram para a Universidade Católica de Moçambique voltar mais vezes.

Matilde de Assunção Arnaça (Relações-Públicas)

Fotografo: Bernardo Samusson