Honrada Comunidade Académica,

Estamos prestes a findar o ano de 2021, somos chamados a preparar os nossos corações, agradecendo a Deus por todas as graças que nos proporcionou; somos chamados a reflectir em torno de nossas acções que muitas vezes nos conduziram a caminhos difíceis. É tempo de pedir perdão e de perdoar, de encher os nossos corações com gratidão, fé, alegria, esperança e celebrarmos com regozijo o Nascimento do Menino Jesus.

O Natal é uma festa religiosa que comemora o nascimento de Jesus. O Espírito do Natal faz com que os nossos corações estejam mais receptivos, solidários e que as nossas esperanças se renovem. O Natal é um momento ímpar para sentir os laços que nos unem entre nós, laços esses que dão sentido e significado às nossas vidas.

A UCM celebra o Natal de 2021 com gratidão, alegria e fé. Gratidão pelo dom da vida. Alegria pelas conquistas feitas num ano marcado com severas dificuldades devido à Covid19. Fé porque acreditamos em tempos melhores por meio da investigação, inovação e formação integral de nossos estudantes.

Para o novo ano que se aproxima, queremos renovar os nossos votos de juntos caminharmos rumo a uma Universidade mais humanizada, em que exista espaço para novas ideias, boas práticas académicas, elevados padrões de qualidade e envolvimento de toda a comunidade académica, na busca de soluções para a melhoria das condições nas comunidades, tendo como pressuposto o envolvimento de todos em projectos de investigação e desenvolvimento, bem como de extensão universitária.

Aos Senhores Vice-Reitores, Senhores Directores, Directores Adjunto-Pedagógicos, Administradores, Assessores e Assistentes de Serviços Centrais, Docentes, Investigadores, Professores Convidados, Membros do CTA, Capelães, Assistentes Espirituais, Agentes da Pastoral Universitária e demais funcionários, quero manifestar o meu reconhecimento e agradecimento por toda a entrega, empenho e dedicação que manifestaram ao longo deste ano.

Aos nossos estudantes, a nossa razão de existência, quero manifestar meu profundo agradecimento por terem escolhido a UCM como instituição para a sua formação, não só especializada, mas, também, pelos elevados padrões éticos e deontológicos, mas sempre dentro do respeito pela dignidade humana e diversidade cultural e religiosa.

Para os nossos graduados, que terminaram seus percursos formativos e graduaram, em 2021, quero felicitar-lhes pelo grau adquirido e desejar a cada um de vós uma boa sorte e uma carreira profissional de muito sucesso.

Às famílias, encarregados de educação, benfeitores, endereço os meus agradecimentos por depositarem em nós a esperança de uma formação integral de vossos filhos, educandos e bolseiros.

Que no próximo ano, consolidemos as conquistas feitas, superemos os desafios da actualidade e que possamos cultivar um ensino de excelência, onde a pesquisa e a extensão universitária estejam viradas para as comunidades, na busca de soluções para os problemas reais.

Que juntos, a cada dia, construamos uma universidade ainda melhor e mais relevante na qualidade, na inovação, na inclusão, na pesquisa, na investigação, na extensão e internacionalização

A pandemia da Covid 19 ainda é uma realidade bem presente nas nossas vidas. Por conseguinte, importa continuar a observar, com rigor, o protocolo sanitário em vigor.

Que nossa Senhora, sede de Sabedoria e Santo Agostinho, Padroeiro da UCM, continuem a iluminar e guiar a cada um de nós.

Votos de um Santo Natal e um Ano Novo repleto de muita Prosperidade.

O Reitor

Professor Doutor Padre Filipe Sungo