No dia 26 de Novembro do ano em curso, realizou-se a XIIª Edição do Festival Wimbe, sob lema: “Cultura e Turismo, Alavancas para o Desenvolvimento Integrado de Cabo Delgado”. Este evento aconteceu na Casa Provincial da Cultura de Pemba e contou com várias exposições de gastronomia, artesanato, produtos e serviços de variadas instituições públicas e privadas presentes no evento.

O evento teve inicio as 16h:30 minutos, com a entrada do Governador da Província, sua Excelência Valige Tauabo ao recinto da Casa Provincial da Cultura de Pemba e logo em seguida procedeu com a visita aos stands da exposição. Portanto, a Faculdade de Gestão de Turismo e informática, em representação da Universidade Católica de Moçambique fez-se presente na Exposição, onde a equipe tinha a missão divulgar os produtos e serviços da faculdade (cursos, livros e revistas), de forma a atrair o público local a aderir os serviços prestados pela faculdade. Por outro lado, este evento foi uma oportunidade ideal para também expor alguns produtos e serviços que são frutos de atividades práticas aprendidas nos cursos de turismo e informática, como é o caso de softwares e alguns cocktails.

Em relação a gastronomia vários pratos típicos da Província, como a xima de mandioca seca vulgo karacata, matapa de amendoim, espetadas de caracol, lumino de banana não escaparam da exposição.

E no final da visita aos stands, a Administradora do Distrito de Pemba, tomou a palavra saudando todos os presentes e expressou a sua gratidão ao Governador da Província e as outras instituições do Governo pela realização deste evento, que serve para resgatar as técnicas nas áreas artística, cultural, gastronómica ao nível de Cabo Delgado.

A Directora Provincial da Cultura e Turismo, Iolanda Almeida na mesma ocasião apelou aos participantes e os diversos convidados deste evento para continuamente enaltecerem os valores culturais da Província, para que através do cultura e turismo todos sejam capazes de alavancar o desenvolvimento integrado desta Província.

A abertura oficial deste evento foi feita pelo Governador da Província de Cabo Delgado, sua Excelência Valige Tauabo que durante o seu discurso destacou que a Cidade de Pemba é anfitriã do Festival do Wimbe e possui belíssimas praias e diversas atrações turísticas. Portanto, estar em Cabo Delgado é mergulhar num rico, atrativo e variado mosaico cultural, que deve ser sempre preservado e aproveitado para o beneficio das comunidades locais. E de seguida, deu-se a o momento de entrega simbólica dos certificados de participação aos músicos, grupos de dança, expositores de gastronomia e cultura, e outros actores que tem promovido a cultura ao nível desta Província.

Em forma de finalização, o Governador da Província desejou festas felizes de Natal e um Prospero Ano de 2022 para a população de Cabo Delgado, e ainda congratulou a organização do evento para depois declarar aberta a XIIª Edição do Festival do Wimbe.

Este evento contou ainda com momentos de dança, teatro, moda, poesia e música nas vozes dos cantores locais que abrilhantaram o evento, e foi transmitido para todo provo moçambicano através de plataformas digitais.

Texto: Arquimedes Caetano

Fotos: Arquimedes Caetano & Mário Guilherme

Galeria

Noticias Relacionadas

English EN Italian IT Portuguese PT