Watch video

Decorreu no passado dia 26 de Novembro de 2021, no Auditório da UCM-FAGREFF, um Workshop de Divulgação de Resultados do Projecto “Turismo e Desenvolvimento Socioeconómico Local um Estudo da Promoção de Turismo Cultural como Meio de Atracção Turística na Província do Niassa, financiado pelo Fundo Nacional de Investigação.

No âmbito da implementação do Projecto Turismo e Desenvolvimento Socioeconómico Local: um Estudo da Promoção do Turismo Cultural como Meio de Atracção Turística na Província do Niassa, financiado pelo Fundo Nacional de Investigação (FNI), a UCM-FAGREFF em coordenação com a ESTAMOS-Organização Comunitária.

No workshop, foram apresentados e partilhados os resultados das pesquisas realizadas pela equipe de pesquisadores da UCM-FAGREFF e da ESTAMOS. No decorrer do workshop foram entregues materiais audiovisuais, roteiros e mapas turísticos, ao administrador do distrito de Mecula, às instituições parceiras (ESTAMOS, ARPAC, a Direcção Provincial da Cultura e Turismo) e a Governadora da Província do Niassa, Elina Judite Massengele, que também dirigiu a cerimónia.  

A Governadora em seu discurso, saudou a Direcção da Faculdade, aos Pesquisadores e os demais parceiros que conduziram e financiaram o estudo. Realçou que a importância da revitalização da identidade histórica e cultural está alinhada com a visão geral de governação para o sector do turismo de modo a transformar Niassa num destino turístico preferencial de nível internacional, alavancado por suas maravilhas, atrações e belezas únicas.

No acto de apresentação dos resultados, o coordenador do projecto Prof. Doutor Felipe André Angst, apresentou o artigo produzido pela equipe de pesquisadores intitulado “Turismo Histórico-cultural na Província do Niassa: um estudo das potencialidades do património histórico cultural dos distritos de Lago e Mecula. O tema em alusão foi objecto de discussão e analises levantadas pelos participantes do evento. Foram também partilhados os desafios para o sector do turismo na Província, dentre estes, a degradação dos patrimónios histórico-culturais, as vias de acesso, ausência de guias turísticos locais e serviços de acomodação e restauração.

Participaram do evento, diversas instituições Públicas e Privadas, Organizações da Sociedade Civil, a comunidade académica da FAGREFF e Expositores de Artes. O evento contou com um momento cultural proporcionado pela Banda Kassimbos.

O evento decorreu na modalidade Híbrida (presencial e online), através da plataforma

ZOOM pelo link                                                                                                          “https://ucm-ac-mz.zoom.us/j/95816705023?pwd=Q0N2MFEyVnlhUmdFbU9tTFBLVDhqUT09

Produzido por (Dra. Tapsiny Nunes Manuel)

Imagens: (Tapsiny Nunes Manuel)

Galeria

Noticias Relacionadas