A Extensão de Gurué da Universidade Católica de Moçambique, através do Departamento de Saúde, Género e HIV Sida, realizou no passado dia 27 de Outubro de 2021, nas suas instalações uma palestra subordinada ao tema: Saúde mental e depressão.

A palestra teve como oradora a dra. Bernaldina Dalva, Psicóloga Clínica do Hospital Rural de Gurué, e tinha como objectivo conscientizar a comunidade académica, colaboradores e estudantes para os sinais e consequências das doenças mentais e depressão, tanto no local de trabalho como na universidade, bem como dar informações dos serviços existentes para assistência e acompanhamento.

Em forma de abertura, o director da Extensão, Mestre Aldo de Roberto Covane agradeceu a presença de todos e principalmente da Oradora, bem como falou da importância e pertinência do tema para toda comunidade.

Durante a palestra a dra. Bernaldina Dalva abordou sobre a depressão que faz parte dos distúrbios de saúde mental e são causadas pelas más experiências do passado que nos trazem angústia e tristeza. De acordo com a Dra. Berna, “sentimos angústia sempre que nos deparamos com experiências que quebram o estado de motivação, como ofensas, incompreensões, violência, entre tantas outras circunstâncias que nos retiram a paz interior e a alegria”. A depressão tem como consequências a perda de interesse no trabalho e actividades sociais, problemas de memória, dificuldades na tomada de decisão, sentimento de inutilidade e culpa, fadiga e perda de atenção, falta de apetite, perda de peso entre outros.

No local de trabalho ou na universidade, a pessoa deprimida tem a atitude de isolamento, perda de foco no trabalho que pode resultar em atrasos constantes e redução de produtividade.  A palestrante relevou a importância de sabermos identificar os sinais citados a cima, porque podem ser sinais de depressão.

Em cumprimento do programa seguiu-se o momento de debate, onde a plateia deixou ficar as suas dúvidas e opiniões em relação a apresentação da palestrante.  Para encerrar, o Director da Extensão falou da importância das informações deixadas pela palestrante, e sensibilizou a estarmos mais atentos aos sinais das pessoas que nos rodeiam, familiares, amigos e colegas, para que possamos ajudar e evitar o pior. No final, convidou os presentes a aderirem os serviços tanto do hospital, bem como do gabinete de aconselhamento e testagem de saúde na UCM – Extensão de Gurué.

Por: João Pinho – RP