Watch video

Baixar o livro de resumos do Congresso

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE, INCENTIVANDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA PARA A PROMOÇÃO DA PAZ, JUSTIÇA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”.

Beira, 17, 18 e 19 de Novembro de 2021

Local: Golden Peacock Resort Hotel

I. Fundamentação

Reconhecendo que, no Ensino Superior, a investigação científica constitui a base legitimadora do que se ensina e pilar estruturador que sustenta as práticas pedagógicas e a qualidade dos serviços educativos prestados às pessoas e às comunidades, a Universidade Católica de Moçambique (UCM) vai realizar, nos dias 17, 18 e 19 de Novembro de 2021, o seu V Congresso Internacional, evento aberto para todos os que estiverem interessados em participar, subordinado ao lema Universidade Católica de Moçambique, Incentivando a Produção Científica para a Promoção da Paz, Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável”.

A pertinência deste lema é extremamente relevante pois, extravasa as fronteiras nacionais de qualquer país considerando por um lado, a prevalência a nível internacional, de acções terroristas e de conflitos militares e sociais de natureza diversa e, por outro, a urgente necessidade de se prestar maior atenção às populações mais necessitadas, empobrecidas quer pelos efeitos das mudanças climáticas, quer pelos conflitos sociais e acções militares violentas.

A atenção especial que se deve prestar às populações desfavorecidas visa abrir-lhes os caminhos para o acesso à educação e à formação profissional significativas, habitação condigna, alimentação, segurança, aos cuidados básicos de saúde e ao trabalho digno, através da promoção da governação participativa, transparente e isenta de corrupção, garantia do gozo, pelos cidadãos de todo o mundo, dos direitos fundamentais e do livre e pleno exercício da democracia e da cidadania planetária, livres de quaisquer preconceitos, pilares fundamentais para garantia da paz, justiça social e desenvolvimento sustentável. 

Em pleno século XXI, a humanidade e o povo moçambicano em particular, vivem com amargura, o recrudescimento da violência armada que se caracteriza pela prática de actos bárbaros, onde milhares de pessoas indefesas, a maioria das quais, mulheres e crianças, são mortas e decapitadas, as suas habitações são incendiadas e/ou destruídas, os seus bens são pilhados, centenas de milhares de pessoas são forçadas a abandonar as terras que os viram nascer e onde os seus entes queridos estão sepultados. A prevalência deste estado de coisas, sem indicações claras de que a breve trecho haverá superação das causas que alimentam os conflitos, motivou à Universidade Católica de Moçambique a convidar os cientistas, académicos, políticos, estrategas militares e às forças vivas da sociedade, a reflectirem sobre as causas dos conflitos a fim de encontrar possíveis soluções que possam conduzir à paz verdadeira e duradoura.   

A problemática do desenvolvimento sustentável preocupa a todas as nações do mundo uma vez que, é a casa comum que está em causa.  É a sobrevivência da humanidade que está em jogo. Por isso, o V Congresso Internacional da UCM dedicará uma atenção particular ao debate de temáticas relacionadas com as mudanças climáticas, exploração de recursos naturais, assentamentos humanos, produção industrial, turismo, poluição ambiental, ecologia nos mais diversificados focos, educação ambiental, a casa comum no contexto da Doutrina Social da Igreja, saúde e inclusão sanitária, e ambiente. 

II. Modalidade

Em observância ao Protocolo Sanitário aprovado pela Organização Mundial da Saúde e adoptado pela República de Moçambique, no âmbito da prevenção e combate ao COVID19, o V Congresso Internacional da UCM vai decorrer na modalidade híbrida: presencial e online.

A modalidade presencial vai consistir na reunião, em número permitido pelo Governo, até à data da realização do evento, no âmbito do Protocolo Sanitário, de docentes e investigadores, para proceder, publicamente, à apresentação dos resultados das suas investigações científicas. Nesta modalidade, os apresentadores estarão agrupados em quatro painéis[1] que abordarão temáticas relacionadas com as áreas científicas das faculdades e um painel transversal que se dedicará à problemática do terrorismo internacional com foco virado para província de Cabo Delgado, nomeadamente:

  1. Beira – acolhe as cerimónias centrais do evento e junta as Faculdades de Economia e Gestão, de Ciências de Saúde, Instituto de Educação a Distância e Extensão do Maputo;
  2. Nampula – junta as Faculdades de Educação, Direito, Gestão de Turismo e Informática, Ciências Sociais e Políticas e as Extensões de Nacala e Gurué;
  3. Chimoio – este painel vai albergar os docentes e investigadores das faculdades de Engenharia, Gestão de Recursos Naturais e Mineralógicos, Ciências Agronómicas e a Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos;
  4. Painel transversal – a temática deste painel será, de forma transversal, abordada em todos os painéis. Este painel será dedicado à problemática do terrorismo e seu impacto nas diferentes esferas da vida económica, social, cultural, política e outras, com foco virado para província de Cabo Delgado.

Os docentes e investigadores dos Centros de Recursos Tecnológicos do IED juntar-se-ão aos painéis mais próximos da respectiva localização geográfica.

A modalidade online visa acolher os participantes nacionais e estrangeiros que, por limitações resultantes quer da implementação do Protocolo de Saúde instituído no âmbito da prevenção e combate ao COVID-19, quer por outras, não poderão estar presentes nos painéis acima indicados. Os participantes desta modalidade poderão estar inscritos em qualquer dos painéis. Para o efeito deveram aceder à pagina Web da UCM :  www.ucm.ac.mz

III. Objectivos

Com a realização do V Congresso Internacional, a UCM pretende proporcionar um ambiente propício para o debate científico/académico onde se privilegie a triangulação de vários olhares disciplinares em torno do lema e das temáticas envolventes.  Neste contexto, os principais objectivos do Congresso são:

  • Aprofundar os quadros teóricos, conceptuais, disciplinares e interdisciplinares que sustentam a Doutrina da Paz, Justiça Social e o Desenvolvimento Sustentável;
  • Partilhar estudos, experiências e projectos de investigação, tendo como objecto privilegiado, as diversas áreas definidas no âmbito dos painéis e temáticas deste Congresso.


[1] A identificação dos painéis teve como base dois critérios: (i) proximidade das áreas de conhecimento e (ii) proximidade geográfica.

Baixar o documento completo

Baixar o livro de resumos do Congresso

Noticias Relacionadas