O Administrador Apostólico da Diocese de Pemba, Dom António Juliasse, efectuou uma visita no dia 21 de corrente mês, à Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, onde primeiramente manteve um encontro com os Membros de Direção da Faculdade e o Coordenador do Instituto de Ensino a Distância (IED) de Pemba. Findo o encontro, seguiu-se a visita às instalações da faculdade, através da qual foi possível apresentar os diversos sectores e departamentos que compõem a faculdade, permitindo desta feita que o Administrador Apostólico pudesse interagir com os funcionários destes sectores e departamentos a fim de compreender o funcionamento dos mesmos e as atividades que neles realizadas.

Após o término da visita as instalações, realizou-se um encontro entre o Administrador Apostólico, Membros de Direção e os Coordenadores dos Departamentos/Sectores da FGTI na Sala Magna, onde o Dom António Juliasse abordou aspetos relacionados
à sua trajetória de vida, o seu percurso académico e o seu trabalho no âmbito da Igreja. Todavia, em forma de reflexão, destacou igualmente a questão da pandemia do COVID-19, que assola o mundo e em particular Moçambique, bem com a situação de terrorismo que actualmente se vive na Província de Cabo Delgado.

Nas suas intervenções, o Administrador Apostólico, realçou o papel desempenhado pela Diocese e a Universidade Católica de Moçambique no que tange as ações de gestão compartilhada, que tem vindo a ser desenvolvidas para apoiar as populações das comunidades nestes momentos difíceis em que vivemos. Todavia, enalteceu ainda o contributo da comunidade académica na promoção de projetos que visam estabelecer o bem comum e a promoção da paz na Província de Cabo Delgado. E apelou igualmente, que todos Docentes e Pesquisadores desta instituição abraçassem o desenvolvimento de pesquisas relacionadas com os fenómenos vivenciados atualmente nesta região, como forma de ajudar uns aos outros a obter resultados que possam gerar soluções para os diversos problemas existentes, pois a situação em que os deslocados internos vivem atualmente é bastante crítica e carece de uma intervenção contínua de todos.

Assim sendo, importa referir que com esta visita o Administrador Apostólico Dom António Juliasse pretendia transmitir e reforçar a verdade de que nem sempre a teoria contempla as necessidades do dia-a-dia, e é sempre necessário adoptar acções éticas para alcançar o sucesso, e com dedicação plena naquilo que se propõe a realizar.

No final deste encontro, enfatizou que a Academia deve ser um local de promoção da paz, diálogo, harmonização e integração inter-religiosa, para que os pacotes de apoio sejam abrangentes a todos e que a Paz volte a reinar nesta região de Moçambique.

Texto: Arquimedes Caetano e Mário Guilherme

Fotos: Arquimedes Caetano e Mário Guilherme