Watch video

Numa perspectiva de alinhamento e de suporte às iniciativas de desenvolvimento, a Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Engenharia, por meio do departamento de Engenharia Agronómica, promoveu o curso de curta duração em Gestão Integrada de Recursos Hídricos, em Manica, que contou com a participação de docentes, estudantes e representantes de pequenas associações agrícolas do distrito de Chimoio. Trata-se do Programa de Desenvolvimento de Competências Técnicas e Profissionais do Vale do Zambeze, e conta com o apoio do Reino dos Países Baixos, através da NUFFIC, e da Agência do Zambeze, para a melhoria na gestão de recursos hídricos no Vale do Zambeze,

O módulo teve a duração de 5 dias, o qual terminou no passado dia 9 de Julho de 2021. Este tinha como objectivos, melhorar a eficiência no uso dos recursos hídricos na produção agrícola (reduzir as perdas e desperdícios de água no sector agrícola maximizando a racionalização deste recurso) e contribuir para o aumento da eficiência do uso de água na irrigação no distrito de Vanduzi, através do dimensionamento de sistemas de rega por gotejamento, aspersores e canais gravitacionais.

Os estudantes mostraram-se bastante interessados pela iniciativa da promoção do curso, na medida em que, foi possível conciliar os conhecimentos teóricos e práticos. Enalteceram a iniciativa do departamento de Engenharia Agronómica da UCM-FENG, o qual deve continuar a buscar mais oportunidades de intercâmbio e troca de experiências com outras associações e instituições agrícolas, o que lhes permitirá ter habilidades e conhecimentos sólidos para responder às exigências do mercado actual, aquando da conclusão do curso.

Os participantes, mostraram-se bastante satisfeitos pelos conhecimentos adquiridos e pela troca de experiências que mantiveram com a associação Cupedza Nzara em Vanduzi, que pelo nível de produção privilegia o sistema de rega por gotejamento, aspersor e canais gravitacionais.

Relações Públicas – Fibion Sithole

Noticias Relacionadas