Estudantes do 4º ano do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias da Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA), da Universidade Católica de Moçambique (UCM), encheram o campus da Faculdade, com experimentos de várias culturas, na sua maioria hortícolas, com o objectivo de testar várias possibilidades que podem aumentar a produção e produtividade.

Das várias culturas existentes nos campos de ensaios, localizados no campus da FCA, destacam-se as seguintes: cenoura, couve, tomate, alface, feijão, entre outras culturas de rendimento.

Em entrevista aos nossos microfones, um dos estudantes envolvido, Pedrito Eugénio, representante dos estudantes responsáveis dos experimentos com cultura de cenoura, referiu que a escolha de estudo experimental com esta cultura, deu-se pelo facto de ser de alto valor nutricional, dificilmente atacada por pragas e doenças, e por outro lado menos cultivada na cidade de Cuamba.

Para a cultura de tomate, Jasson Edgar Paulino Iassine, um dos estudantes que conduz este experimento com a cultura de tomate, utilizando diferentes variedades (cultivares) e diferentes quantidades de adubo ureia, partilhou o principal desígnio do estudo: “…a ideia é de verificarmos se a combinação entre a variedade e ureia pode ter efeitos na quantidade e qualidade de tomate, produto com maior demanda no mercado local” – afirmou Jasson Iassine.

Terminando, os representantes dos estudantes afirmaram que depois da recolha de dados, cujos resultados preliminares serão partilhados na VIII Edição das Jornadas Científicas, pretendem abastecer o mercado local e também fornecer os colaboradores da FCA e do Instituto de Educação a Distancia (IED).[TJVC1]

Texto e Imagems: Belito Oliveira Relações Publicas

[TJVC1]Não percebo esta ultima parte. Fornecer os colaboradores?