Watch video

Decorreu no passado dia 11 de Junho de 2021, uma palestra organizada pela Ordem dos Advogados de Moçambique, em colaboração com o Departamento de Direito da Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos, com o tema “O Papel do Advogado no Acesso à Justiça”. A palestra teve como orador o Dr. Célio Da Conceição Varieque, advogado e membro da Ordem dos Advogados de Moçambique – Conselho Provincial do Niassa.    

De príncipio, o coordenador do curso de Direito da FAGREFF, Mestre Alfredo Coelho, apresentou o presidente do Conselho Provincial da Ordem dos Advogados do Niassa, Dr. Billy Julane, que por sua vez apresentou a sua equipe presente no evento.

Posteriormente, o orador deu início a palestra pronunciando-se sobre o seu objectivo, que é o de abordar a importância e a função do advogado na sociedade. Referiu que o papel do advogado não é só de representar em juízo, mas também resolver conflitos de forma extrajudicial, antes que se tornem litígios. O orador fez menção à figura do acesso à justiça, justificando a existência desta como forma de assegurar que não haja injustiça em relação ao acesso aos direitos fundamentais, sociais e à dignidade da pessoa humana. Fez ainda referência aos requisitos para se ser um advogado, pois não é apenas a formação em Direito que o torna advogado.  

Após o término da apresentação do orador, o presidente do Conselho Provincial da OAM do Niassa, Dr. Billy Julane, explicou os requisitos para se tornar um advogado, dentre os quais o estágio que pode ser feito em duas instituições, nomeadamente o IPAJ- Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica e a OAM- Ordem dos Advogados de Moçambique.

No final, o presidente da OAM- Conselho Provincial de Niassa, falou da campanha de monitorização do cumprimento dos prazos de prisão preventiva em benefício dos carenciados, campanha esta levada a cabo pela referida instituição.

A palestra teve como grupo alvo os estudantes do curso de Direito 4º ano da FAGREFF.

Forma de Tratamento do “Jornalista’’: (Relações Públicas)

Nome e Apelido do “Jornalista’’: (Dra. Tapsiny Nunes Manuel)

Imagens: (Tapsiny Nunes Manuel)

Galeria

Noticias Relacionadas