A Faculdade de Educação e Comunicação, da Universidade Católica de Moçambique, acolheu o Seminário sobre disseminação e divulgação da biotecnologia, como uma tecnologia que permite soluções rápidas para o desenvolvimento e as aplicações da biotecnologia, no dia 15 de Junho do ano em curso, no auditório da Faculdade.

De acordo com a Prof. Dra. Alsácia Atanásio Nhacumbe, Directora do Centro Nacional de Biotecnologias e Ciências o objectivo do seminário foi de fazer a divulgação da tecnologia, reflectir sobre as vantagens e desvantagens na aplicação da biotecnologia.

Na qualidade de anfitrião, o Magnifico Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. Filipe Sungo, falando nas notas de boas-vindas, afirmou que a biotecnologia constitui um dos instrumentos inovadores por apresentar uma variedade de benefícios para as diferentes áreas do conhecimento da sociedade,e em Moçambique os projectos biotecnológicos são apresentados com o intuito de impulsionar o desenvolvimento sustentável. Foi neste pensamento que o Reitor convidou aos presentes a investirem mais na investigação, formação e capacitação do pessoal, para que num futuro muito próximo tenhamos estratégias eficazes e acções concretas que ajudem a desenvolver o país.

Ainda na cerimónia de abertura o Secretário de Estado da Província de Nampula, Dr. Mety Oreste Gondola, agradeceu aos presentes e à Universidade, sublinhando a importância do evento, sobretudo no seio da juventude, pois poderá ajudar as novas gerações a implementarem novas estratégias tendo em conta a nova situação actual da pandemia que o país vive. O Dr. Mety Gondola reiterou que o seminário deve ser visto como um momento de partilha em que cada um terá a oportunidade de aprender através das experiências dos outros.

Importa referir que o evento foi organizado pelo Ministério de Ciências e Tecnologias e do Ensino Superior, através da Direcção Provincial de Assuntos Sociais, em colaboração com a Faculdade de Educação e Comunicação e reuniu investigadores e académicos de diferentes instituições. Teve a  duração de três dias.

Por. Berlinda Eugénio Paulino

Imagens. Vânia Bênesse