A Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA), da Universidade Católica de Moçambique (UCM), capacitou os estudantes provenientes de novos ingressos no uso das plataformas digitais, na passada sexta – feira, dia 28 de Maio do presente ano, com o intuito de melhorar as aptidões no uso das plataformas digitais (ZOOM e MOODLE), a fim de responder com as exigências do ensino híbrido.

No ensejo, o coordenador das Tecnologias Educativas (TE) e docente da FCA, Dr. Elias Ernesto, fez saber a todos presentes na capacitação que as plataformas digitais ajudam a informatizar todos os serviços da vida académica. Acrescentando, mencionou que as ferramentas digitais irão ajudar a todos estudantes a possuírem habilidades digitais que podem ser aplicadas nas tarefas rotineiras, dentro e fora da aula e possibilitarão a fácil exploração do universo através da comunicação e informação.

No decurso da capacitação, várias questões foram colocadas pelos estudantes, mas de forma sábia, o Dr. Ernesto, enalteceu as dificuldades e sugestões. Concluindo, recitando: “As plataformas digitais que tivemos a possibilidade de explorar, servem para dar um apoio ou suporte ao trabalho realizado na sala de aula, auxiliando as práticas pedagógicas inovadoras neste período de calamidade pública”.

No epílogo da capacitação, o Dr. Elias Ernesto, agradeceu pela aderência da capacitação e citou aos estudantes que as metas granjeadas por cada estudante seriam a obtenção do domínio básico no uso dessas ferramentas, notório que é a partir delas que cada estudante poderá incorporar todas actividades a serem desenvolvidas em cada disciplina, no âmbito do Processo de Ensino de Aprendizagem híbrido.

Texto e Imagens: Belito Oliveira – Relações Públicas