Watch video

No dia 25 de Maio de 2021, a Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Católica de Moçambique, realizou um simpósio alusivo ao dia de África, intitulado “África: resgatando os ideais de Kwane Nkrumah face aos desafios de hoje”. A mesma teve lugar no auditório da Faculdade, que foi proferida pelo Prof. Doutor Manuel de Araújo, Presidente do Conselho Autárquico da Cidade de Quelimane e Prof. Doutor Ricardo Raboco, Docente e Investigador da Universidade Licungo-Quelimane. 

O início do simpósio foi marcado pela oração inicial, ministrada pelo Capelão da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas, Padre Jaime Moisés Suade. Seguidamente, o Director da FCSP, Prof. Doutor Lino Marques Samuel, deu as notas de boas vindas, e agradeceu em primeiro lugar a disponibilidade dos oradores por terem aceite o convite para participar do evento, agradecendo também a presença de toda a comunidade académica e aos demais convidados. No seu discurso frisou que celebrar o dia de África é celebrar o dia de todos nós, é o dia de celebrar o nosso continente e celebrar o dia das nossas vidas. De referir que o simpósio foi assente em duas modalidades: presencial e virtual, tendo em conta a situação actual da Covid-19, que se vive no mundo inteiro.

Prosseguindo com o programa deu-se o momento cultural, que foi animado pelo departamento de relações públicas e marketing, daquela magna casa. De seguida, iniciou a terceira parte do programa, onde a mestre de cerimónia, Mestre Dorcas Maurício, deu a palavra ao moderador, MsC Jorge Marcos, que por sua vez convidou os oradores a tomarem do assento no presidio. A primeira intervenção foi dada pelo Prof. Doutor Manuel de Araújo, que no início da sua intervenção agradeceu à FCSP pelo convite e também enalteceu a mesma por ter se lembrado dessa data tão importante e especial, não só para o continente africano, mas também para o mundo inteiro. No decorrer do seu discurso, enfatizou sobre a criação de vários agrupamentos nacionalistas em vários países da África que debatiam em prol do melhor método de libertação da mesma, os defensores do socialismo africano que pudessem unir a justiça social entre os países africanos.

A segunda intervenção foi do Prof. Doutor Ricardo Raboco, que também agradeceu a FCSP pela oportunidade de falar sobre o historial de Kwame Nkrumah até a data da sua morte, falou também dos aspectos do modelo de governação de Nkrumah e de como foi materializado na prática.

Chegada o fim da palestra, o Padre Jaime deu a bênção final agradecendo ao Senhor pelo dom da vida, para que continue inspirando-nos no conhecimento académico, social e político de modo a desenvolver a nossa sociedade moçambicana.

Texto e imagens: Tânia Andicene- Coordenadora de Relações Públicas e Marketing da FCSP

                            Zito Joaquim- Assistente de Relações Públicas e Marketing da FCSP

Galeria

Noticias Relacionadas