No âmbito do memorando de entendimento estabelecido entre a FAGREFF e o Instituto de Investigação Sociocultural (ARPAC), decorreu no passado dia 14 de Maio do corrente ano 2021, no Auditório Dom Élio da UCM-FAGREFF, o lançamento do livro intitulado “MEMÓRIAS DOS COMBATENTES: da Clandestinidade à Independência Nacional”. Esta obra retrata a subjectividade de uma experiência de vida vivida em tempos difíceis e cruéis, são memórias que revelam a verdadeira história de Moçambique, narrada por combatentes.

A apresentação do livro foi feita pelo Director da Faculdade, Prof. Doutor Felipe André Angst, que em sua apresentação fez referência a importância cientifica da obra como uma fonte primária para consultas em trabalhos científicos, pois, com a iniciativa do ARPAC de registar as memórias dos combatentes, está simultaneamente contribuindo para a consolidação da identidade histórica nacional, o espírito de pertença e a autoestima dos que fizeram parte da luta de libertação nacional. As gerações presentes e futuras com a leitura destas memórias poderão aproximar-se desta história cristalizada em mulheres e homens que fizeram parte da história de Moçambique.

É de salientar que, a obra possui 378 páginas as quais retratam 14 memórias e depoimentos, de 14 entrevistados, e esta foi publicado em 2020 com a impressão de 1500 exemplares. Os autores são muitos, uma vez que é um trabalho levado a cabo pela ARPAC, entre eles o Dr. Manuel Vene, Delegado do Instituto de Investigação Sociocultural.

A cerimónia contou com um momento cultural e uma secção de venda e autografos da obra, no final do evento, foram entregue dois exemplares da obra aos combatentes Henriques Catarino Kalumbaine e Sansão André Xadreque Mazula, que fizeram parte da história narrada neste livro, a qual ficará na memória de todo moçambicano.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Província do Niassa, Dr. Dinis Chambiuane Vilanculos, representantes das instituições de ensino superior, representantes do governo local e diversos ícones da cultura local dentre estes, poetas, escritores, cantores e alguns dos combatentes da luta de libertação nacional que são actores na obra publicada.

Forma de Tratamento do “Jornalista’’: (Relações Públicas)

Nome e Apelido do “Jornalista’’: (Dra. Tapsiny Nunes Manuel)

Imagens: (Tapsiny Nunes Manuel)