A Universidade Católica de Moçambique, promoveu uma campanha nacional de angariação de produtos para apoiar os deslocados internos da Província de Cabo Delgado, que actualmente se encontram na Cidade de Pemba. Nesta campanha foram angariadas três (3) toneladas de produtos diversos, tais como de artigos de vestuário, géneros alimentícios e de higiene.

Os donativos angariados nesta campanha chegaram a Cidade de Pemba no dia 14.05.2021 e foram descarregados, conferidos e armazenados. E em seguida, procedeu-se com a preparação de 35 kits família, compostos por 10 kg de arroz, 10 kg de farinha de milho, 3 kg de açucar, 10 litros de óleo, 2 barras de sabão, massa de tomate, massa esparguete, 1 kg de sal, 2 kg de feijão, 6 pacotes de detergente em pó e 10 artigos de roupa para homens, mulheres e crianças. Estes 35 kits família foram destinados aos colaboradores da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática (FGTI) e Instituto de Ensino à Distância (IED) que acolheram em suas residências deslocados internos. Assim sendo, este apoio visa de certo de modo aliviar a pressãosobre os encargos financeiros que essa situação acareta.

A entrega destes donativos aconteceu no dia 21.05.2021 e o evento teve início as 09:00h, no campus da FGTI, e contou com a presença do Magnífico Reitor da UCM, Prof. Dr. Padre Felipe Sungo, a Prof. Dra Bianca Gerente, Dr. Domingos Rhongo, Dr. António Salião, Padre Valeriano Parezo e Dr. António Tozine, em representação da Direcção da FGTI e IED respectivamente, a Sra. Belinha Ribeiro representante da Caritas Diocessa de Pemba, corpo docente e os 35 colaboradores que se beneficiaram deste apoio acompanhados de um (1) familiar deslocado, para receber os referidos donativos. Entretanto, parte deste apoio foi canalizado à Caritas Diocesana de Pemba, na qualidade de parceiro estratégico para apoiar as suas actividade de caridade às vítimas do terrorismo na Província de Cabo Delgado. De referir, que estes kits família e os restantes artigos (vestuário, alimentares e de higiene) alocados à Caritas Diocesana de Pemba foram todos entregues pelo Magnífico Reitor.

No acto da abertura o referido evento, foi realizada uma oração proferida pelo Padre Valeriano e de seguida deu-se início à conferência de imprensa que teve a cobertura de alguns orgãos de comunicação social, nomeadamente: TVM, Rádio Moçambique, Jornal Notícias e Rádio sem Fronteiras. Durante a conferência de imprensa, o Magnífico Reitor da UCM afirmou que esta acção é necessária, e enquadra-se nos princípios de responsabilidade social da Universidade, e ainda destacou que enquanto católica, esta instituição de ensino complementa as funções básicas de ensino, pesquisa e extensão, assim como o desenvolvimento das mentes humanas proactivas para o pleno exercício da cidadania, através de acções capazes de construir sociedades socialmente responsáveis e economicamente sustentáveis.

O Magnífico Reitor, acrescentou ainda que a “UCM localmente tem estado a implementar acções de intervenção humanitária em parceria com instituições governamentais, organizações nacionais e internacionais através da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática de modo a demonstrar o compromisso de uma academia à serviço da Comunidade. Neste contexto, destacam-se o projecto da Caravana Jurídica onde foi prestada assistência jurídica a cerca de 8.000 deslocados do Bairro Josina Machel, na cidade de Pemba e igualmente ajudou na recuperação dos bilhetes de identidade que foram perdidos por estas pessoas durante a fuga das zonas dos ataques. Entretanto, para a segunda fase espera-se estender esta actividade para o distrito de Metuge, onde se encontram as aldeias de reassentamento”.

E por último, em nome da UCM, agradeceu à Comunidade Académica, e aos nossos parceiros que participaram nesta iniciativa, e destacou que a Universidade sem pessoas, não existe e pessoas sem sentimento humano, deixam de ser verdadeiramente pessoas.

E quando eram 10h30 minutos fez-se o encerramento das actividades que estavam programadas para o período da manhã. De tarde, mais precisamente quando eram 16h30 o Magnífico Reitor Prof. Dr. Padre Filipe Sungo, acompanhado da Prof. Dra Bianca Gerente, Dr. Domingos Rhongo e Dr. António Salião efectuou uma visita aos deslocados internos, que estão abrigados no Pavilhão do Desportivo. Nesta visita, o Magnífico Reitor da UCM ficou a saber que actualmente vivem lá 293 pessoas, oriundas dos distritos de Cabo Delgado assolados pelos ataques terroristas.

No decorrer desta visita, o Magnífico Reitor da UCM manteve conversas com algumas famílias vítimas dos ataques terroristas, onde buscou primeiramente compreender os acontecimentos que marcaram está triste experiência e junto das mesmas realizou algumas orações, pedindo que Deus continue olhando e protegendo o povo de Cabo Delgado.

Quando eram precisamente 17h30 minutos a sopa foi servida, e por questões organizacionais no processo de distribuição da mesma, os adultos e crianças são separados em dois (2) grupos. Por fim, o Reitor da UCM procedeu com a entrega das refeições as crianças deslocadas e deixou a garantia que a UCM continuará a envidar esforços para apoiar as famílias deslocadas.

Texto: Arquimedes Caetano

Fotos: Arquimedes Caetano