No passado dias 4 e 5 de Maio do ano corrente, a Direcção da Faculdade de Engenharia, efectuou uma visita a determinadas instituições públicas e privadas, nomeadamente, o Conselho Autárquico de Chimoio, a Universidade Zambeze, o Instituto Agrário de Chimoio e o Instituto Médio de Marera. A visita teve como objectivo enaltecer as boas relações de parceria e cooperação e também para saudar a nova Directora da Faculdade de Engenharia, a Eng.ª Cornélia da Natividade Alberto Gafah, empossada a 16 de Março de 2021.

A Direcção da Faculdade de Engenharia, encabeçada pela Directora, entende que a parceria entre Instituições de Ensino Superior e outras empresas traz grandes benefícios para ambas partes. Para as Instituições de Ensino, essa é uma oportunidade de oferecer um benefício acrescido para os estudantes, sendo uma estratégia de captação e retenção de estudantes. Por outro lado, as empresas têm o processo seletivo facilitado, pois têm acesso directo aos dados dos estudantes. Sob outra perspetiva os estudantes são os principais beneficiados, pois têm a possibilidade de conciliar a teoria e a prática e de conhecerem a realidade do mercado de mercado ainda na academia, além do acesso a diversas oportunidades de estágio e o primeiro emprego.

Na ocasião, a Directora da Faculdade de Engenharia, reiterou o desejo de continuar com as boas relações de parceria entre a Faculdade de Engenharia e as instituições que visitou, visando criar oportunidades e parcerias que aproximem e sejam duradouras. Na visita ao Instituto Agrário de Chimoio liderado pelo Mestre Alfredo Manuensa, as duas instituições procuraram potencializar as áreas de interesses ligadas aos laboratórios e formação do pessoal técnico.

Nesta perspetiva, o Instituto possui laboratórios altamente apetrechados, porém carece de pessoal técnico para o seu pleno funcionamento e a Faculdade de Engenharia possui engenheiros e técnicos de laboratórios à altura.

Já no Conselho Autárquico de Chimoio, representado pelo Eng. João Ferrão, Presidente do Conselho Autárquico de Chimoio e pelo sinal, fruto da Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Engenharia, as duas instituições reiteraram o desejo de continuidade no trabalho em conjunto, baseados nos memorandos já existentes e buscando trazer inovações para a comunidade como é no caso do recém projecto que está sendo abraçado de forma conjunta com a UCM por meio dos estudantes do curso de Engenharia Agronómica  denominado ʺuma família uma horta.ʺ

A Direcção da Faculdade de Engenharia, entende que a aproximação às instituições de Ensino Superior, é fundamental por possibilitar a inovação e a troca de sinergias nas áreas de interesse com foco na melhor qualidade de formação dos estudantes e no desenvolvimento da comunidade.

Relações Publicas

Fibion Sithole