A Universidade Católica de Moçambique (UCM) foi reconhecida pela African University Ranking https://www.4icu.org/top-universities-africa/ como melhor instituição de Ensino Superior privada em Moçambique, ocupando a posição nº 174 no continente africano. Ainda, neste mesmo ranking das 200 melhores instituições de ensino superior africanas, a UCM foi reconhecida como a terceira melhor universidade de Moçambique.

Segundo este ranking, a UCM faz parte das Universidades mais populares da África em 2021, atendendo aos seguintes critérios de selecção do UniRank:

• Ser uma instituição de ensino licenciada e / ou credenciada pelo órgão que superentende a área do Ensino Superior, que oferece cursos para o nível de graduação (Licenciatura com pelo menos quatro anos de duração) e pós-graduação (Mestrado/Doutorado), predominantemente em formato de educação tradicional, presencial e não à distância

O objectivo desta avaliação é fornecer uma lista das melhores Universidades africanas, com base em métricas de web válidas, imparciais e não influenciáveis, ​​fornecidas por fontes independentes de inteligência de web, em vez de dados enviados pelas próprias universidades.

De salientar que a UCM é uma das primeiras universidades privadas em Moçambique, que oferece cursos e programas conducentes à Graus de Ensino Superior oficialmente reconhecidos, tais como Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos em diversas áreas de conhecimento, contando actualmente com 13 Unidades Orgânicas, 1 Instituto de Educação à Distância.

Elaborado por : Alberto Macualo