O Magnífico Reitor da Universidade de Católica de Moçambique (UCM), Professor Doutor Pe. Filipe Sungo, presidiu à cerimónia de tomada de posse de novo Director da Faculdade de Ciências Agronómicas, Eng. Sueco Albino Cipriano em substituição da Engª. Cornélia da Natividade Alberto Gafah, na passada terça-feira (13) do ano em curso. O evento iniciou com uma oração, proferida pelo Reverendo Pe. James Mwingani, Pároco da Paroquia de São Miguel de Cuamba, em representação da sua Excelentíssima Reverendíssima Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da Diocese de Lichinga.

Como emanam as regras do evento, em seguida, depois da apresentação da biografia e a leitura do despacho de nomeação de Director, Eng. Sueco Cipriano, director empossado, este jurou perante o Magnífico Reitor da UCM e todos os presentes assumir com ética e responsabilidade o cargo que lhe foi confiado e prestar regularmente contas do exercício enquanto Gestor da FCA.

“Agradeço a todos que me ajudaram e tem-me ajudado tanto na arena social e mesmo na profissional. Agradeço de forma especial a sua Magnificência e aos vices – Reitores, Professor Doutor Fernando Canastra e Professor Doutor Armindo Tambo, pela confiança depositada enquanto Director Adjunto Pedagógico e agora como novo Director, para orientar os destinos da FCA” aludiu o Eng. Sueco Cipriano.

No epílogo da sua intervenção, verbalizou que a sua experiencia ainda está em crescimento e por isso, pediu a colaboração de todos, sendo que imbuídos de espirito de pertença e criatividade, se sintam motivados para dar contribuições criativas, que levem ao progresso da FCA.

A Directora Cessante, Eng. Cornélia Gafah, tal como prevê o Regulamento de tomada de posse dos directores, entregou perante todos os presentes o relatório e a chave simbólica desta Faculdade ao Director empossado, tendo agradecido a todos os presentes pela colaboração prestada durante o período em que dirigiu a FCA. Adiante, disse que o desafio que havia aceitado com um SIM permitiu que adquirisse muita experiência e crescimento como pessoa e profissional. Agradeceu a todos pelas incontáveis vezes que a apoiaram, tendo também reiterado que sem tal apoio, a Faculdade não teria tido os resultados que alcançou.  “Agradeço a toda comunidade académica e colaboradores do Instituto de Educação à Distancia, pelo apoio incondicional e conselhos enquanto Directora da FCA e ainda por ter merecida a confiança de servir a FCA durante um ano e alguns dias”, terminou Eng. Cornélia Gafah.

O Magnífico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, durante o seu discurso, após saudar os presentes, lembrou que só o tempo permitirá avaliar na sua plenitude o trabalho da Eng. Cornélia da Natividade Alberto Gafah, mas acredita que a história se encarregará de lhe fazer justiça através do reconhecimento da forma abnegada, do espírito de sacrifício e da resiliência colocada na superação dos inúmeros desafios que tiveram de ser ultrapassados.

Mencionou ainda o Prof. Doutor Pe. Filipe Sungo, que os desafios são imensos porque diante deste cenário adverso, a Faculdade necessita buscar meios alternativos para captação de recursos de forma a viabilizar a consolidação e ampliação de nossos cursos. Para além disso encorajou aos demais presentes a se dedicarem para a contínua celebração da qualidade e inovação, lembrando a Missão e Visão da Universidade Católica de Moçambique e o papel dos directores.

Depois da bênção final, o Mestre de Cerimónia, Eng. Paulo Tebulo, convidou a toda mesa do presídio para uma foto, com todo protocolo observado.

Texto e Imagens: Belito Oliveira – Relações Públicas