A Faculdade de Gestão de Recursos Naturais e Mineralogia, da Universidade Católica de Moçambique em Tete, realizou no passado dia 09 de Abril do corrente ano, uma capacitação híbrida aos membros das comissões de auto-avaliação dos cursos compostas pelos Docentes, CTA e Estudantes da Faculdade.

A capacitação foi orientada pelo Dr. Andissene Andissene, coordenador do Departamento de Gestão de Qualidade e Avaliação Interna da FAGRENM, em colaboração com o Dr. Anselmo Pedro e a Eng. Ana Karina Figueiredo, ambos docentes da Faculdade.

A capacitação tinha como objectivos:

• Fazer a contextualização sobre o Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES);
  • Falar sobre os indicadores de auto-avaliação dos cursos;
  • Falar sobre a colecta de dados, a descrição e respectiva análise;
  • Abordar a produção, natureza e a estrutura do relatório de auto-avaliação.

Durante a capacitação, os facilitadores explicaram que o SINAQES é um sistema que vela pela concretização dos objectivos da qualidade no Ensino Superior, e é composto por três subsistemas (a auto-avaliação, avaliação externa e creditação).

A auto-avaliação foi definida como sendo um conjunto de mecanismos e procedimentos que são operados pelas próprias instituições do ensino superior para avaliarem o seu desempenho. E que depois do processo de auto-avaliação, as instituições elaboram um relatório e um plano de melhorias, no qual consta o indicador e o padrão avaliado, a fraqueza identificada, entre outros aspectos o qual é submetido para avaliação externa.

Os facilitadores falaram igualmente da avaliação externa que é um conjunto de normas, mecanismos e procedimentos que são operados por entidades externas, nomeadamente o CNAQ. Tendo acrescentado que este é o órgão implementador do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES).

Por fim, o coordenador do departamento de Gestão de Qualidade disse que a avaliação externa às instituições do ensino superior é efectuada através da análise do relatório de auto-avaliação e do plano de melhorias.

Por: Ana Paula (Relações Públicas)