Caros docentes, investigadores, estudantes, CTA, colaboradores e benfeitores da Universidade Católica de Moçambique (UCM).

Celebramos, hoje, o mistério central do cristianismo: o mistério da Ressurreição de Jesus Cristo. A Ressurreição de Jesus é o fundamento da fé cristã.

A alegria, a paz e a comunhão são os primeiros dons do Cristo Ressuscitado. Aproveito a ocasião para desejar à toda a comunidade académica da UCM, esses mesmos dons que o Evangelho de São João, traduz nesses termos: “vendo o Senhor, os discípulos foram tomados de intensa alegria. Então, Jesus lhes disse: a paz esteja convosco!” (Jó 20,21).

Celebramos a Páscoa num ambiente crítico devido à crise provocada pela pandemia da COVID-19. Esta tornou-nos conscientes do poder da relação, da nossa fragilidade comum, mas também proporcionou ambiente de renovação tecnológica e pedagógica. Com prudência e sentido de solidariedade, celebremos a Páscoa de modo exemplar na protecção da vida e da saúde.

Recentemente, retomamos as actividades através do ensino híbrido, que combina a aprendizagem presencial e remota com o propósito de garantir a segurança e a sustentabilidade da nossa instituição do impacto da COVID-19.

Neste momento crítico, mas também de tantas esperanças, reinventemo-nos para melhor servir a sociedade, sempre com uma atitude inovadora, de qualidade transformadora, de união, de respeito e construção colectiva de uma verdadeira paz, amor e solidariedade com o próximo.

Vamos comemorar a Páscoa reflectindo sobre o mundo que queremos deixar para as nossas futuras gerações e de que forma podemos contribuir para que isso se transforme, de facto, em realidade. Um mundo mais justo, honesto, fraterno, reconciliado, sereno, respeitoso e onde todos possam viver com a máxima dignidade.

Que o tempo pascal, nos renove.

Fique em casa e celebre a Páscoa!

O Reitor Professor Doutor Padre Filipe Sungo